Na luta por uma vaga no Campeonato do Mundo 2023, que decorrerá na Austrália e na Nova Zelândia, a Seleção Nacional de futebol feminino vai defrontar a congénere da Bélgica, esta quinta-feira, as 18h00, no Estádio do Vizela. O selecionador Francisco Neto afirmou que a equipa está confiante e motivada para o encontro decisivo.
“Sinto o grupo confiante e motivado, orgulhoso por estar neste patamar e a depender só de nós. Falamos muito com as jogadoras de não haver uma segunda mão. O jogo vai ser decidido amanhã, seja nos 90 minutos, nos 120 ou nos penáltis, e temos de estar preparados para todos os cenários possíveis. Elas têm cada vez mais experiência nestes jogos a eliminar, sabem da importância do momento que estão a viver e por isso tudo faremos para estar preparados para o jogo de amanhã”, disse, na conferência de antevisão ao jogo.
Portugal ocupa o segundo posto do grupo H na fase de qualificação da UEFA, com 22 pontos – atrás da Alemanha. A Bélgica é a segunda classificada no grupo F. Francisco Neto mostrou conhecer bem o adversário.
“É uma seleção um pouco à nossa imagem, que tem crescido muito nos últimos anos, que é cada vez mais competitiva e com um grupo de jogadoras em clubes de elite. Em espaço de seleção é uma equipa muito competitiva, com uma ideia muito bem definida e uma grande capacidade de se adaptar aos adversários durante o jogo. Será sempre um jogo em que temos de estar muito atentos e concentrados ao que a Bélgica poderá fazer”.
A eliminatória a uma mão vai decidir o adversário da Islândia no segundo ‘play-off’, no próximo dia 11 de outubro. Caso avance, Portugal jogará a segunda ronda cinco dias depois, a 11 de outubro, diante da Islândia. O jogo terá lugar no Estádio da Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, à mesma hora.