Francisca e Matilde Jorge “completaram uma quinzena dourada e sagraram-se campeãs de pares do Oeiras CETO Open, o ITF W100 que a Federação Portuguesa de Ténis e o Clube Escola de Ténis de Oeiras organizam com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras”, destaca, numa nota enviada às redações, a Federação Portuguesa de Ténis.
Uma semana depois de fazerem história tornando-se nas primeiras portuguesas a vencerem um torneio do circuito WTA, as duas irmãs conquistaram o segundo título mais importante — só superado por esse no WTA 125 de Oeiras.
A vitória foi baseada nuns “autoritários parciais de 6-2 e 6-0 contra Yana Sizikova e Fang-Hsieh Wu ao cabo de 60 minutos”, junta a nota da FPT.
“Jogámos muito bem desde o início. Foi um bocadinho como ontem. Desfrutámos do que estávamos a fazer e fomos muito sólidas”, afirmou Francisca Jorge (24 anos) depois de erguer o 27.º título da carreira na variante de pares, 16.º com a irmã mais nova e terceiro da temporada. “Senti que elas não estavam tão entrosadas, apesar de estarem a jogar uma final. Isso também demonstrou a leveza com que nós encarámos e entrámos e que acabou por fazer toda a diferença”, juntou.
Acabada de erguer o 18.º título de pares, Matilde Jorge (20 anos) alinhou pelo mesmo diapasão. “Entrámos superdescontraídas e muito confiantes no nosso jogo. Acho que jogámos muito bem, a um bom nível e isso notou-se”, finalizou.
Os títulos das irmãs Jorge
Os 16 títulos de Francisca Jorge e Matilde Jorge como parceiras no circuito internacional distribuem-se da seguinte forma: 12 na categoria W25, um na categoria W40, um na categoria W60+H, um na categoria W100 e um na categoria WTA 125. A estes juntam-se, ainda, cinco no Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto.
A edição mais importante de sempre do Oeiras CETO Open ficará concluída no domingo, com a final de singulares entre Jana Fett (150.ª WTA) e Panna Udvardy (151.ª).
Por: Pedro Silva
Foto: FPT