14 de Abril 2024 16:30
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Andebol

Franca bate tricampeã mundial e reconquista título europeu de andebol que lhe fugia há 10 anos

Foto: EHF

A França conquistou, este domingo, o Europeu de andebol, ao bater a tricampeã mundial Dinamarca, por 33-32. A turma gaulesa reconquistou, assim, um título que lhe fugia desde 2014.

A final, que teve lugar no Lanxess Arena, em Colónia, foi uma reedição da final do último Mundial – em Janeiro de 2023, na Suécia, a Dinamarca bateu a França por 34-29 -, e os franceses, atuais campeões olímpicos, conseguiram a “vingança”.

Depois do empate ao intervalo (14-14), no final do tempo regulamentar (27-27) e ainda ao final da primeira parte do prolongamento (29-29), a França, devido à acção de Dikam Mem – fez dois golos, permitindo aos gaulenses chegar aos 31-29 –, embora o Mikkel Hansen tenha ainda feito o 33-23, tornando-se, assim, no melhor marcador de sempre em europeus (o dinamarquês Mikkel Hansen soma, agora, 296 golos, e tornou-se o melhor marcador de sempre, com mais um do que o francês Nikola Karabatic).

Foto: EHF

Martim Costa na lista dos melhores marcadores

O português Martim Costa, que antes da final já tinha sido distinguido para a equipa ideal da competição, foi um dos melhores marcadores do Euro-2024, com 54 golos, terminando a competição com o mesmo registo do dinamarquês Mathias Gidsel, que disputou mais jogos, incluindo a final de hoje.

 

França sucede à Suécia

A França sucede à Suécia como vencedora da competição, sendo que os gauleses também venceram a prova em 2006, 2010 e 2014.

Portugal, recorde-se, foi sétimo no Euro2024, segunda melhor prestação de sempre em campeonatos europeus, depois do sexto posto em 2020, e vai discutir o apuramento para o torneio pré-olímpico de andebol para os Jogos Paris-2024, juntamente com Noruega, Hungria e Tunísia.

 

Por: Pedro Silva
Foto: EHF

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Andebol

A seleção portuguesa feminina de andebol apurou-se, este domingo, para a fase final do Europeu de 2024, apesar de ter perdido, por 25-22, com...

Andebol

À entrada para o fim-de-semana da Taça de Portugal, Marítimo da Madeira Andebol SAD e CF Os Belenenses já haviam disputado os oitavos-de-final e...

Andebol

A seleção portuguesa de andebol conhece, esta quinta-feira, os adversários que vai encontrar na fase de qualificação para o Europeu de Andebol de 2026....

Andebol

A seleção portuguesa de andebol começa, esta quinta-feira, pela segunda-vez, o torneio pré-olímpico, sendo que os ‘heróis do mar’ vão medir forças com Noruega...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.