29 de Novembro 2024 00:39
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Canoagem

Fernando Pimenta encerra Mundiais com três medalhas e fala em “dia agridoce”

Fennado Pimenta K1 1000 Metros Final CANOAGEM Sea Forest Waterwaze Toquio Jogos Olímpicos Toquio 2020

O canoísta português Fernando Pimenta terminou este fim de semana mais uma participação vitoriosa no Campeonato do Mundo de Canoagem, que decorreu em Halifax, no Canadá. O medalhado olímpico conquistou três medalhas, foram duas pratas e e uma bronze em K1 500 metros. O atleta ainda foi forçado, em K1 5.000 metros, a desistir porque teve o leme partido quando liderava a prova.

Nas redes sociais, o atleta, entretanto, deixou evidente que gostaria de ter ido além. Falou que o domingo foi um “dia agridoce”, com a “medalha de bronze no K1 500mts e a prata em K1 1000mts, uma hora depois do 500mts e a escassos 0,05 da medalha de ouro”, observou, sem esconder a frustação em perder o lugar mais alto do pódio por tão pouco tempo – cinco centésimos.

“Como é óbvio queria mais, queria ganhar, e quando se fica tão próximo do objetivo”, acrescentou, sem perder o espírito digno do maior canoísta de sempre em Portugal: “Parabéns ao campeão!”, escreveu o atleta luso perdeu o ouro para o seu principal adversário, o campeão olimpico Ballint Kopasz. Nos 500 metros, Fernando Pimenta ficou a 1.61 segundos do novo campeão do Mundo, Josef Dostal (CZE).

A terceira medalha de Fernando Pimenta veio ao lado de Teresa Portela. Os atleta do Benfica, treinados por Hélio Lucas, conquistaram a prata em K2 500 misto. A dupla lusa ficou a somente 30 centésimos de segundo do ouro da dupla australiana, Jackson Collins e Alyssa Bull, enquanto os alemães Tobias Schultz e Caroline Arft ficaram com o bronze, a escassos dois centésimos dos portugueses.

O pódio minimizou também a frustração de Teresa Portela ao falhar, por um lugar, a final dos olímpicos K1 500 metros. Teresa também foi sexto lugar em K1 200. Por fim, Portugal também alcançou uma medalha com o paralímpico Norberto Mourão, na classe VL2 200m.

Resultados de Portugal nos Mundiais:

– 200 metros:

K1 Teresa Portela – 6.º.

K1 Kevin Santos – 6.º.

– 500 metros:

K1 Fernando Pimenta – MEDALHA DE BRONZE.

K1 Teresa Portela – 10.ª.

K2 João Ribeiro/Messias Baptista – 5.º.

K2 misto Fernando Pimenta/Teresa Portela – MEDALHA DE PRATA.

K4 João Ribeiro/Messias Baptista/Emanuel Silva/David Varela – 7.º.

– 1000 metros

K1 Fernando Pimenta – MEDALHA DE PRATA.

– 5000 metros:

K1 Fernando Pimenta – Desistiu (leme partido).

Paracanoagem:

– 200 metros:

VL2 Norberto Mourão – MEDALHA DE BRONZE.

KL1 Alex Santos – 5.º lugar.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Cursos e Congressos

A Tomorrow Summit “constitui, atualmente, um dos maiores contributos da Academia do Porto no que respeita à discussão sobre inovação, tecnologia, ciência, educação e sustentabilidade”,...

Canoagem

Ricardo Machado foi eleito presidente da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) para o ciclo olímpico de Los Angeles-2028, sucedendo a Vítor Félix, que atingiu...

Canoagem

Os canoístas José Ramalho e Fernando Pimenta conquistaram, este domingo, a medalha de ouro na prova de K2 dos mundiais de maratonas da Croácia,...

Canoagem

Uma dezena de canoístas lusos participam, de 19 a 22 de Setembro, nos mundiais de maratonas, que decorrem em Metkovic, na Croácia. Destaque, entre...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.