A Seleção Nacional Feminina A de Futsal vai defrontar a congénere da Hungria nas meias-finais do Campeonato da Europa de Futsal Feminino 2022. A decisão foi anunciada esta segunda-feira pela UEFA. As húngaras substituem a Rússia, excluída da competição em consequência da invasão ao território da Ucrânia. A competição está agora programada para acontecer, de 1 a 3 de julho, no Pavilhão Multiusos de Gondomar – antes os jogos aconteceriam entre os dias 25 e 27 de março.
A Hungria passa a ocupar a vaga da Rússia na Final Four por ter ficado no segundo lugar do grupo 1 de qualificação, vencido pelo conjunto russo. Além da Hungria e de Portugal, outra equipa apurada para a competição é a Espanha, que defrontará a Ucrânia também a 1 de julho. A grande final e o jogo de atribuição do 3.º lugar estão programados para serem disputados dois dias depois.
A Seleção Nacional Feminina chegou a realizar um estágio no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior durante 10 dias, em março, tendo em vista a participação Euro 2022. As comandadas de Luís Conceição deverão agora voltar a realizar um período de treinos parecido – ainda não divulgado pela FPF.
Recorde-se que a armada lusa, vice-campeã da Europa, qualificou-se para a fase decisiva após um trajeto imaculado na fase de grupos: venceu por 6-0 a Eslovénia, bateu por 7-2 a Polónia e goleou a Croácia por expressivos 16-1.
Eis a lista de convocadas*:
Guarda-redes – Ana Catarina (SL Benfica), Odete Rocha (Nun’Álvares) e Marta Costa (SL Benfica)
Ala – Cátia Morgado (Nun’Álvares), Pisko (Nun’Álvares), Sara Ferreira (SL Benfica), Loira (Nun’Álvares), Taninha (Nun’Álvares), Carolina Pedreira (Sporting CP) e Carolina Rocha (Novasemente)
Universal – Ana Azevedo (FC Vermoim) e Fifó (Città de Falconara)
Fixo – Inês Fernandes (SL Benfica)
Pivot – Carla Vanessa (Nun’Álvares), Janice Silva (Città de Falconara)
*Jogadoras chamadas na convocação em março