O Curso de Big Data no Futebol terminou, recentemente, com uma última sessão sobre “SmartData – Big Data com poucos recursos” realizada por Miguel Ferreira e Miguel Saraiva, respetivamente analista de dados da equipa principal e coordenador do departamento de observação e análise das equipas de futebol de formação do Sporting Clube Portugal.
Esta foi a segunda edição deste curso da Portugal Football School, em parceria com o Sports Data Campus, “tendo os formandos adquirido conhecimentos especializados na área da ciência e da análise de dados aplicada ao futebol e futsal”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Promovido pela Portugal Football School e Sports Data Campus, o curso de formação, destinado “a agentes desportivos envolvidos em confederações, federações nacionais, ligas ou clubes desportivos e todos aqueles que aspirem à aquisição de competências nas áreas da recolha, tratamento e análise de dados”, teve como objetivo partilhar “conhecimentos especializados na área da ciência e da análise de dados aplicada ao futebol e futsal”.
Universidade espanhola especializada na área “desenhou” o plano de estudos da formação
“O plano de estudos do curso foi concebido para todos os agentes desportivos que queiram desenvolver competências relevantes para a sua intervenção no fenómeno desportivo. A formação decorre de uma parceria com o Sports Data Campus, instituição da Universidade Católica de Múrcia altamente especializada na formação de profissionais para o tratamento e análise de dados no futebol e no futsal”, junta a nota.
Com regime de ensino misto, conjugando sessões na Cidade do Futebol e online, o curso decorreu entre 26 de janeiro e 6 de abril de 2024, tendo a formação contado com 18 participantes, que foram convidados a aprofundar “os temas em quatro módulos temáticos, como a introdução e os casos de uso do Big Data, os fornecedores e as fontes de dados, as técnicas de análise coletiva e individual e o SmartData – Big Data com poucos recursos”, finaliza a nota da FPF.
Por: Pedro Silva
Foto: FPF