O estreante Henrique Rocha é um dos cinco eleitos de Rui Machado, coordenador técnico nacional de ténis e selecionador português da Taça Davis, para a ronda de acesso à fase final da Taça Davis que Portugal vai discutir com a Finlândia, em Turku, nos dias dois e três de fevereiro.
Nuno Borges, João Sousa, Gastão Elias, Francisco Cabral e compõem a lista de convocados de Rui Machado para a eliminatória que “será jogada em piso rápido indoor, na cidade de Turku (a terceira maior da Finlândia), e dá acesso à fase final da Taça Davis, que começa com uma fase de grupos no mês de setembro”, destaca, em nota enviada às redações, a Federação Portuguesa de Ténis (FPT).
“Temos de ter a consciência de que se vamos jogar as Davis Cup Qualifiers vai ser sempre uma eliminatória difícil e temos de nos preparar da melhor maneira possível. Conhecemo-los bem, estão fortes e vão jogar em casa, mas, comparativamente a outros anos, esta nossa seleção tem pontos um bocadinho diferentes para jogar fora. É uma seleção que joga bem em piso rápido, é uma seleção que já tem um especialista de pares e é uma seleção que está cada vez mais unida e disponível para conquistar coisas pelo país. Noto isso como capitão e essas coisas ajudam a que o resultado possa pender para o nosso lado, tal como aconteceu na Áustria”, destaca o capitão Rui Machado.
Os quatro representantes – a que Henrique Rocha agora se junta – integraram a comitiva que, no último mês de setembro, foi à Áustria vencer por 3-1 para garantir a quinta presença nesta ronda de acesso (derrotas para Croácia em 1994, Alemanha em 2017, Cazaquistão em 2019 e República Checa em 2023).
Pela terceira vez em quatro anos, Rui Machado “promove uma estreia na equipa”, destaca, ainda, a FPT.
Por: Pedro Silva
Foto: Federação Portuguesa de Ténis