Um dos mais tradicionais encontros de treinadores de natação do país, o Congresso da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN) chega este ano à 45.ª edição com uma extensa programação. Com inscrições abertas, o evento, que vai decorrer nos dias 15 e 16 de outubro, em Leiria, já soma mais de 200 profissionais assegurados.
“A APTN orgulha-se de organizar ininterruptamente um congresso técnico-cientifico anual em cidades onde o desporto em geral tem atingido índices elevados de desenvolvimento. Junto com os atores locais, este evento tem crescido em qualidade, dimensão e internacionalização, sendo atualmente um dos maiores congressos nacionais de técnicos de desporto e um dos maiores do mundo na área da natação”, escreveu na carta de boas-vindas ao congresso o presidente da APTN, Aldo Costa.
O congresso anual da APTN, que este ano conta com o apoio institucional da SportMagazine, é um evento formativo habitual nos programas das cidades reconhecidas como cidades ou capitais europeias do desporto (ACES Europa), neste ano sediado em Leiria – mais precisamente no Instituto Politécnico de Leiria (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – ESECS). Recorde-se que o evento retoma à atividade formativa presencial após dois anos de pandemia.
Aos participantes, o encontro garante certificado de formação para fim de revalidação de título profissional de treinador (2.0 unidades de crédito) e de técnico de exercício físico e direção técnica (1.0 unidades de crédito); além de acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) dos grupos 260/620, na modalidade curso de formação (29 horas).
“Nesta edição inauguramos um novo formato, pois não existem conferências plenárias e a maioria das sessões será precedida por uma contextualização ao tema pelo moderador convidado. Adicionalmente, serão criados momentos de interação com os participantes, proporcionando uma experiência formativa reflexiva e por isso de elevado crescimento pessoal. Está aberta a possibilidade de submissão de comunicações orais (ou de posters), concurso que este ano volta a ser presencial”, mencionou Aldo Costa.
O programa do evento é bastante extenso, com dezenas de convidados, e pode aqui ser conferido nos mínimos detalhes. Entre os presentes, estão nomes como Daniel Viegas, diretor Técnico Nacional (DTN) para as Águas Abertas da Federação Portuguesa de Natação; a ex-nadadora olímpica Diana Gomes, atual Comissão de atletas Olímpicos; além de treinadores como Ricardo Santos (do Benfica) ; Luís Cameira (do Braga) ; Vítor Ferreira e Gonçalo Neves (do Louzan Natação). A cerimónia oficial de entrega do prémio ensino da natação 2022 fará igualmente parte do programa.
A Câmara Municipal de Leiria, junto com o Instituto Politécnico de Leiria (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – ESECS) são copromotores desta 45ª edição, que marca a retoma à atividade formativa presencial após dois anos de pandemia. A Federação Portuguesa de Natação o principal parceiro do evento, que também conta com o apoio institucional do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), do Comité Olímpico de Portugal (COP), do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), da Confederação de Treinadores de Portugal (CPAT), e da Associação de Natação do Distrito de Leiria (ANDL).