16 de Abril 2024 00:57
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Adaptado

Cerimónia reconheceu investigadores galardoados na primeira edição do Prémio Ciência e Inovação do Desporto Paralímpico Allianz

Foto: CPP

A cerimónia de entrega do Prémio Ciência & Inovação do Desporto Paralímpico – Allianz 2023 decorreu esta segunda-feira, 26 de fevereiro, no Auditório da Allianz, em Lisboa. Esta foi a primeira edição do prémio de caráter anual, que terá a sua segunda edição já em 2024.

Xavier Melo recebeu o grande prémio de 5.000€ com uma investigação na área da fisiologia que aborda o tema da resposta cardiorrespiratória a programas de treino intervalado de alta intensidade (HIIT) em adultos com deficiência intelectual. Foram ainda entregues duas menções aos trabalhos produzidos por Tânia Mira, na área da psicologia, e por Tiago Barbosa, na área da biomecânica.

A cerimónia contou com as presenças do Presidente do IPDJ, Vítor Pataco, do Presidente do INR, Rodrigo Ramos, da CEO da Allianz, Teresa Brantuas, do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, da Presidente da Fundação do Desporto, Susana Feitor, e do Presidente da Comissão de Atletas Paralímpicos, Daniel Videira.

José Francisco Neves, membro do Comité Executivo e CMO da Allianz Portugal, referiu que a criação deste prémio “valeu a pena pelos trabalhos apresentados mas essencialmente porque trouxemos a academia para uma realidade super importante para todos nós, super importante para o desporto paralímpico”. José Francisco Neves garantiu estar convencido que “mais tarde ou mais cedo este prémio será um sucesso nacional e que tudo isto será aproveitado no dia a dia dos atletas mas também das pessoas com deficiência”.

Prémio Ciência & Investigação do Desporto Paralímpico – Allianz com nova edição já em 2024

O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) realizou em 2023, em parceria com a Allianz, a primeira edição do Prémio Ciência & Investigação do Desporto Paralímpico – Allianz 2023 e o júri nomeado para o efeito anunciou a 9 de fevereiro o trabalho vencedor. Trata-se de uma investigação na área da fisiologia, cujo consórcio é maioritariamente constituído por investigadores da Universidade de Lisboa. O autor é Xavier Melo da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (líder de uma equipa que inclui investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Universidade de Illinois (EUA), do Ginásio Clube de Lisboa e da CerciOeiras) que aborda o tema da resposta cardiorrespiratória a programas de treino intervalado de alta intensidade (HIIT) de adultos com deficiência intelectual e que tem como título “Training responsiveness of cardiorespiratory fitness and arterial stiffness following moderate-intensity continuous training and high-intensity interval training in adults with intellectual and developmental disabilities”.

Segundo o estudo vencedor, a capacidade de resposta da aptidão cardiorrespiratória em adultos com deficiência intelectual parece ser beneficiada após um programa adicional de três meses de HIIT, refletindo-se em termos de saúde e bem-estar. O vencedor arrecadou um prémio monetário no valor de €5.000,00, com o apoio da Allianz.

Foram ainda atribuídas as duas menções honrosas atribuídas aos trabalhos científicos intitulados “Tokyo 2020: A Sociodemographic and Psychosocial Characterization of the Portuguese Paralympic Team“, da autoria de Tânia Mira e col., na área da psicologia, e “Monitoring the biomechanics of a wheelchair sprinter racing the 100 m final at the 2016 Paralympic Games“, da autoria de Tiago Barbosa e Eduarda Coelho, na área da metodologia do treino.

Além da originalidade e valor científico dos trabalhos apresentados nesta edição, o júri também procurou avaliar a sua aplicabilidade no desenvolvimento do Desporto Paralímpico e/ou Surdolímpico.

A realização do Prémio Ciência & Investigação do Desporto Paralímpico – Allianz 2023 justificou-se pelo facto de o CPP considerar que a ciência e a investigação são fundamentais para a afirmação e desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência, alargando o seu impacto junto da sociedade e promovendo a participação e a excelência desportivas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.