Campeã nacional em título de hóquei em campo, a AD Lousada será a representante de Portugal no Eurohockey Club Trophy I Paris, que acontece durante os próximos quatro dias na capital francesa. A equipa comandada por Hugo Santos estreia-se esta sexta-feira diante do HC Rotweiss Wettingen, da Suíça. A competição tem os jogos finais previstos para a segunda-feira.
“O objetivo do ADL é tentar ir à final, mesmo sabendo das dificuldades que vamos enfrentar. A equipa francesa está a um nível mais acima que as restantes equipas. Mas o ADL é uma equipa que joga sempre para vencer e iremos dar tudo para dignificar a camisola e o país”, afirmou o treinador Hugo Santos.
A equipa francesa que o chefe da equipa portuguesa se refere é o CA Montrouge, clube anfitrião e terceiro adversário de Portugal. “Conhecendo o histórico das equipas presentes, certamente a equipa da casa é a favorita à vitória. Porém, esperamos um campeonato competitivo”, destacou José Serônio Valinhas, capitão da AD Lousada.
Além da equipa suíça e da gaulesa, os lusos ainda terão pela frente, na segunda jornada, o HC Bohemians Prague, da Chéquia. Os jogos acontecem uma vez por dia, na sequência: sexta-feira, sábado e domingo, até as decisões na segunda-feira.
“Sendo a primeira vez que vamos competir numa divisão tão prestigiada e bem cotada no panorama europeu, e sendo uma divisão tão bem disputada ano após ano, e com equipas de alto nível, temos a noção que será uma competição desafiante para nós. Mas com todas as certezas de que daremos o nosso melhor, para dignificar a nossa camisola, a nossa terra, e o hóquei português”, garantiu Valinhas.
“A maior virtude do ADL é nunca estar satisfeito com os títulos e querer mais e mais… Temos uma equipa jovem e com vontade de vencer. Somos conscientes das dificuldades, mas não vamos virar as costas à luta e vamos procurar ser felizes”, acrescentou Hugo Santos.
Com uma equipa jovem e a desfrutar de um bom momento, José Serônio Valinhas acredita que o facto de jogar sem pressão será uma mais-valia para a AD Lousada.
“Somos uma equipa bastante jovem, não temos grande pressão e somos irreverentes. Queremos fazer o melhor possível, ao longo do torneio vamos perceber o que isso significa”, disse. “O objetivo é aproveitarmos ao máximo esta grande experiência, de competir num nível alto, e que nos dê valências para o futuro. Jogo a jogo daremos o melhor e tentaremos alcançar metas, mas sem apontar a nenhum lugar específico”, pontuou o capitão da equipa.
Pode-se conferir aqui a tabela completa da competição.