Viana do Castelo foi, durante quatro dias, a capital europeia do hóquei em patins. As oito melhores equipas disputaram, no Pavilhão de Monserrate, que registou boas assistências, a final a 8 da Liga dos Campeões, competição que foi ganha, 33 anos depois, pelo FC Porto, que bateu, na final, a AD Valongo (5-1).
Ricardo Rego, vereador do Desporto da edilidade do Alto Minho e um dos rostos mais “visíveis” da Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023, em entrevista à SportMagazine, destacou a «capacidade» da Pérola do Lima para «organizar, e bem, grandes eventos».
“Provámos que temos capacidade para organizar grandes eventos. A prova correu muito bem. Foram quatro dias de grandes jogos, com alta intensidade, e estamos todos de parabéns. A organização foi fantástica e agradecemos à World Skate Europe por ter confiado em Viana do Castelo. E estivemos à altura e estamos dispostos a acolher mais eventos, no hóquei em patins, porque esta região “respira” hóquei, e de outras modalidades”, destacou Ricardo Rego.
Quando instado a fazer um balanço das centenas de atividades já realizadas no âmbito da Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023, o vereador do Desporto da autarquia minhota garante que, até agora, «tudo correu muito bem».
“Este tipo de eventos, como foi agora a final a 8 da Liga dos Campeões do hóquei em patins, são aqueles que nos desafiam e servem, sobretudo, para testar a nossa capacidade de organização. Estão todos de parabéns pelo trabalho feito até agora. E não me reporto apenas ao município, mas também a todos os parceiros envolvidos, como polícia, bombeiros e outras organizações. Estão todos de parabéns. E venham os próximos eventos”, finalizou Ricardo Rego.
*por Pedro Silva*