Portugal chega esta quarta-feira ao quarto dia consecutivo de trabalhos. Todos os esforços da Seleção Nacional Feminina A de Futsal têm como objetivo a Final Four do Campeonato da Europa de 2022, a ser disputado nos dias 25 e 27 de março, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.
Uma das jogadoras mais experientes da equipa lusa, a ala Taninha apresentou-se à equipa lusa após conquistar a Taça da Liga com a sua equipa, o Nun’Álvares. Considerando viver um melhor momento na carreira, agora quer repetir o feito na Seleção.
“Não sei se é o melhor, mas estou num ótimo momento de forma. Sinto-me mais forte e as coisas têm corrido bem. Depois de ter falhado a qualificação para o Europeu em outubro do ano passado, numa altura em que não estava tão bem, subi de rendimento, trabalhei muito e vejo-me agora nas escolhas para mais um Europeu. Vou dar tudo para ajudar este grupo a vencer a competição”, afirmou em entrevista à Federação Portuguesa de Futebol.
Apesar de se prepararem para jogar no dia 25 de março, o adversário na Final Four é uma interrogação. Inicialmente, Portugal defrontaria a Rússia. Entretanto, com a exclusão dos russos pela UEFA em virtude da invasão à Ucrânia, o destino da competição está ainda indefinido.
Independentemente disso, Taninha destacou que “o grupo está com foco total nos trabalhos, boa energia e ambição”. Aos 29 anos, a ala chega com a experiência de três temporadas na Lazio, da Itália, e com o vice-campeonato da Europa em 2019, quando Portugal foi derrotado com a Espanh (4-0). Daquela época, a atleta garante: muito mudou.
“Mudei muita coisa em mim. Nessa altura, estava a jogar no campeonato italiano, na Lazio. Sinto que amadureci, ganhei experiência competitiva e, acima de tudo, ganhei mais confiança no meu valor. Estou seguramente melhor preparada, física e mentalmente”, destacou.
“Sabemos como é importante ter o público do nosso lado. O apoio que nos deram em 2019 foi inexcedível. Esperamos que voltem a comparecer em peso. Queremos ter casa cheia em Gondomar, para conseguirmos conquistar o título europeu que tanto desejamos e para o qual estamos a trabalhar”, concluiu a jogadora.