Na I Liga de Futebol, que cumpre este final-de-semana a 17.ª jornada, uma estatística chama a atenção: o alto número de trocas de treinadores. Até aqui, nove profissionais perderam ou abandonaram o cargo na competição – ou seja, estatisticamente é como se quase metade das equipas já tivessem trocado de comando durante o campeonato nacional.
Não é exatamente assim porque há clubes que superam a média. O Santa Clara e o Moreirense, por exemplo, já trocaram de treinadores duas vezes. O último a perder o emprego foi Lito Vidigal, que deixou o posto na equipa de Moreira de Cónegos após um mês (chegou a 4 de dezembro e saiu a 5 de janeiro) com apenas cinco jogos: quatro derrotas e uma vitória.
Próximo adversário do Moreirense na I Liga, o Vizela trabalha no sentido contrário. A equipa mantém o mesmo treinador há três temporadas. Álvaro Pacheco foi o responsável por conduzir o Vizela no regresso ao principal escalão do futebol português, depois da inédita presença em 1984/85.
Questionado sobre a constante trocas de treinadores na competição nacional, Pacheco criticou o que chamou de “falta de paciência” dos gestores.
“Tem muito a ver com a cultura do futebol português. Há pouca paciência. Poucos são os clubes que dão tempo e espaço para os treinadores conseguirem colocar as suas ideias. No futebol precisamos de tempo. Quando um treinador chega e quer implementar as suas ideias, dinâmicas e identidade, isso requer tempo. E requer resultados positivos e negativos. No futebol português não há essa paciência. Era bom que fosse como um micro ondas, meter os jogadores todos lá dentro, aquecer durante cinco minutos e a ideia estava lá, mas isso não acontece. Tem a ver com a cultura”, explicou o técnico em conferência de imprensa esta sexta-feira.
O Vizela recebe o Moreirense às 15h30. A equipa de Álvaro Pacheco ocupa o 12.º posto da competição, com 12 pontos, enquanto o Moreirense, que terá a estreia de Ricardo Sá Pinto no banco, igualmente com 12 pontos, ocupa o 16.º lugar.
As trocas de treinadores:
8.ª jornada
Santa Clara: Daniel Ramos saiu, Nuno Campos chegou.
Belenenses SAD: Petit saiu, Filipe Cândido chegou.
11.ª jornada
Marítimo: Júlio Velázquez saiu, Vasco Seabra chegou.
12.ª jornada
Boavista: João Pedro Sousa saiu, Petit chegou.
Moreirense: João Henriques saiu, Lito Vidigal chegou.
14.ª jornada
Paços de Ferreira: Jorge Simão saiu, César Peixoto chegou.
Santa Clara: Nuno Campos saiu, Tiago Sousa chegou.
15.ª jornada
Famalicão: Ivo Vieira saiu, Rui Pedro Silva chegou.
Benfica: Jorge Jesus saiu, Nélson Veríssimo chegou.
16.ª jornada
Moreirense: Lito Vidigal saiu, Sá Pinto chegou.