12 de Abril 2024 21:25
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Cursos e Congressos

Primeiro dia do 10º Congresso de Treinadores de Língua Portuguesa fecha com três painéisCED 2023 - Viana do Castelo 

Foto: João Tinoco / SM

O 10º Congresso de Treinadores de Língua Portuguesa decorre durante este fim de semana, no Centro Cultural de Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto 2023. Durante a manhã deste sábado decorreram dois painéis, com Jorge Braz, selecionador nacional de futsal, Lorraine Lafreniere, CEO da Coaching Association of Canada, e de Pedro Sequeira, presidente da Confederação de Treinadores, como principais protagonistas.

Após a pausa para almoço, deu-se a última metade deste primeiro dia do Congresso. Esta contou com três painéis: o primeiro com o tema “O Treinador de Jovens”, com um painel constituído pelo moderador Paulo Sá – diretor técnico nacional da Federação de Andebol de Portugal (FAP) -, Nuno Silva – treinador e coordenador técnico de futsal na ADCR Caxinas e Poça da Barca -, Cristina Gomes – treinadora de ginástica artística feminina – e João Simões – treinador de hóquei em patins.

Neste mesmo painel foi partilhada de igual forma a ideia de que o objetivo nos escalões inferiores não passa por vencer, mas sim dar as ferramentas para que os atletas chegarem mais longe, sendo, portanto, uma projeção futura. “É importante dar essa noção aos treinadores. Apesar do atleta estar a ganhar agora, o trabalho não é esse”, afirmou Nuno Silva.

Cristina Gomes realça ainda o (pouco) destaque que é dado aos treinadores de formação, alertando para uma maior atenção virada para os mesmos. Isto porque todo o percurso de um atleta começa precisamente na formação.

“Acho que é importante estar em cima dos treinadores e tentar criar alguns momentos em que estamos todos juntos com os seus atletas e fazemos um dia onde os vemos a treinar, ver o que o ginastas estão a fazer e falar, no sentido de os ajudar a fazer o seu planeamento da melhor forma”, afirmou.

Foto: João Tinoco / SM

Os últimos dois painéis decorreram após um coffee-break, com os temas “Regime Jurídico da Profissão de Treinador” e “Como os Treinadores desenvolvem as competências para o mercado de trabalho”, cujos preletores escolhidos fora, respetivamente, Sónia Carneiro – presidente da Mesa da AG do Clube de Natação da Maia -, José Ricardo Gonçalves – Árbitro do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) – e o moderador Miguel Fernandes – diretor executivo da Federação de Andebol de Portugal e membro da Comissão Arbitral da Federação Internacional de Andebol (IHF) -; Joana Russinho – Head of Human Resources na DLA Piper -, João André Gonçalves – jogador de andebol de pavilhão e praia – e Pedro Sequeira – presidente da Confederação de Treinadores.

Painel “Regime Jurídico da Profissão de Treinador”. Foto: João Tinoco / SM

O último painel do dia – “Como os Treinadores desenvolvem as competências para o mercado de trabalho” – reforça, como o tema indica, a importância dos treinadores no mercado de trabalho.

“Não há nada nem ninguém que o faça [ensinar soft skills] melhor que o desporto. E às vezes é quase como respirar. Alguém que chega com estas competências já ao mercado de trabalho é fundamental. O ensino não desenvolve estas competências e o desporto sim. Aquilo que fazem é muito mais que ensinar uma modalidade ou uma técnica, é formar cidadãos, seja desportos individuais ou em grupo”, destacou Joana Russinho.

Painel “Como os Treinadores desenvolvem as competências para o mercado de trabalho”. Foto: João Tinoco / SM

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Atletismo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo domingo (dia 29), uma caminhada solidária para celebrar o Outubro Rosa, o mês da...

Atualidade

Viana do Castelo foi eleita a melhor Cidade Europeia do Desporto em 2023 pela Associação das Cidades Europeias do Desporto (ACES Europe), anunciou, esta...

Atualidade

Viana do Castelo., Cidade Europeia do Desporto – 2023, é palco, por estes dias, do 46.º Congresso da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação...

Atualidade

Viana do Castelo venceu o prémio de “Project Idea Award” no ACES International Video Awards com o videoclipe “Acreditar”, assumido como o hino de...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.