Pequim acolhe pela segunda vez na sua história os Jogos Olímpicos. Desta vez serão os Jogos Olímpicos de Inverno, que se realizam entre 4 e 20 de fevereiro do próximo ano. A capital chinesa já tinha sido palco dos Jogos Olímpicos de Verão 2008.
Com a presença de cerca de 3500 atletas, os Jogos têm um calendário competitivo de 15 modalidades e receberão apenas público local. Os atletas que não foram vacinados vão ter que cumprir 21 dias de quarentena à chegada a Pequim.
Na edição de 2018, que se realizou em Pyeongchang, na Coreia do Sul, Portugal levou dois atletas. O programa de preparação para Pequim 2022 inclui 11 atletas nas disciplinas de esqui alpino, esqui de fundo, snowboard, patinagem de velocidade no gelo e esqui montanhismo.
Pequim acolherá também os Jogos Paralímpicos, agendados para 4 a 13 de Março de 2022, Serão aproximadamente 600 participantes para um programa de seis modalidades (esqui alpino, esqui cross-country, biatlo e snowboard, hóquei no gelo e curling em cadeira de rodas).