A Seleção Nacional de voleibol feminino está na final da European Silver League 2022. Desta vez comandada por Hugo Silva, a equipa nacional irá defrontar a Suécia, no dia 2 de julho, em casa do adversário. O vencedor desta final qualifica-se para a European Golden League 2023.
Como esta edição da Silver League apresenta apenas um pool, apenas os dois primeiros classificados (1.º Suécia e 2.º Portugal) conseguiram o apuramento para a final. A equipa lusa vem até aqui realizando uma boa prestação: dos sete jogos realizados, Portugal venceu cinco e perdeu apenas dois.
Diante da seleção nórdica, as lusas venceram por 3-2 o primeiro jogo, justamente quando jogaram em Idrottshallen, fora de casa, e perderam pelo mesmo marcador quando jogaram em casa. Esta é a primeira competição em que Portugal tem Hugo Silva como selecionador – antes, o treinador esteve à frente da equipa nacional masculina.
“Felizmente, foram várias as finais que fomos tendo com os masculinos, mas esta final tem, em particular, um sabor diferente e muito especial para mim. Particularmente porque foi a primeira e – e ainda mais importante para mim – foi conseguida com um grupo com o qual me tem dado um prazer enorme trabalhar, onde o esforço de todas tem sido tremendo e a sede de aprender e evoluir tem sido decisiva.”, afirmou o selecionador, em declaração aos canais oficial da Federação Portuguesa de Voleibol.
Antes do jogo decisivo com a Suécia, Portugal ainda tem mais um jogo pela fase de grupos, mais concretamente no domingo, quando as portuguesas irão defrontar, em Tartu, a Estónia. Hugo Silva, mostrou-se animado com o bom momento da equipa.
“Espero que isto seja, acima de tudo, um sinal de mudança para o voleibol feminino e que elas próprias levem tal mentalidade para onde forem trabalhar. Antes, há um jogo para se realizar e vamos servir-nos do jogo na Estónia para prepararmos a final”, disse, antes de acrescentar.
“No jogo decisivo, com a Suécia, acredito que o favoritismo será repartido se mantivermos o nível elevado de jogo. Parabéns a elas e, tal como lhes disse no início, se acreditarmos no que fazemos no dia a dia e no valor que temos, as finais e o sucesso vão andar de mãos dadas”, salientou.
Recorde-se que, em 2021, Portugal esteve muito próximo de conseguir a qualificação à Liga Ouro. A equipa nacional alcançou a Final Four, onde alcançou cinco vitórias e apenas uma derrota: Estónia (3-2 e 3-1), Letónia (3-0 e 3-0) e Bósnia-Herzegovina (0-3 e 3-1), tendo sido esta última seleção a vencer a ESL 2021.