A Seleção Nacional de voleibol feminino realiza esta quarta-feira, às 18h00, o segundo jogo na European Silver League (ESL), diante da Eslovénia, novamente na Princesa do Lima, em Viana do Castelo. A equipa comandada por Hugo Silva tenta a segunda vitória consecutiva, após o triunfo sobre a Estónia, para seguir firme no desafio de buscar o acesso à European Golden League.
Em 2021, Portugal defrontou a Eslovénia e acabou por ser derrotado na Final Four da Silver League por 3-1. Atento à força das próximas adversárias, Hugo Silva afirmou, em declaração à Federação Portuguesa de Voleibol, que espera um jogo difícil.
“Será mais um desafio. A Eslovénia é uma seleção difícil, com imensas soluções de ataque, o que faz com que seja esse setor o seu ponto mais forte. Possui jogadoras experientes e o nível de consistência da nossa equipa irá assumir um papel decisivo no equilíbrio do jogo. Ao mesmo tempo, sendo a Eslovénia uma equipa alta, vai exigir um primeiro toque bom da nossa parte para assim ser mais fácil colocar a bola no chão”, afirmou o treinador luso.
Com cinco equipes inscritas para participação na European Silver League, todas estão no mesmo grupo. Além de Portugal e Eslovénia, juntam-se a Suécia, a Estónia e o Luxemburgo. Todas as equipas se defrontarão de acordo duas vezes e a classificação resultante desta série de jogos em casa e fora determinará os dois lados que disputarão uma partida final, marcada para 2 de julho. Os medalhistas de ouro irão garantir o seu lugar entre as 12 seleções que disputarão a Liga de Ouro em 2023.
Recorde-se que, em 2021, Portugal esteve muito próximo de conseguir a qualificação à Liga Ouro. A equipa nacional alcançou a Final Four, onde alcançou cinco vitórias e apenas uma derrota: Estónia (3-2 e 3-1), Letónia (3-0 e 3-0) e Bósnia-Herzegovina (0-3 e 3-1), tendo sido esta última seleção a vencer a ESL 2021.