Diogo Cancela, nadador de 18 anos, garantiu resultados impressionantes no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos, que decorreu no mês passado em Coimbra. O jovem atleta paralímpico, do Louzan Nataçao/EFAPEL, bateu o recorde europeu e nacional de 200 metros mariposa, o de 400 metros livres e 200 metros estilos. Para além disto, garantiu ainda os mínimos para o campeonato do mundo de 400 metros livres, 100 metros costas e 200 metros estilos.
“Foi uma sensação muito boa, trabalhamos todos os dias arduamente e os resultados vêm ao de cima. Eu, os meus colegas e os meus treinadores ficamos muito contentes”, afirmou o atleta em entrevista à SportMagazine. “Sinto que quero chegar mais longe e trazer mais felicidades ao clube e a Portugal”, acrescentou.
A nível de treino, Diogo Cancela diz trabalhar entre duas a três vezes por dia. Começa todos os dias às 7h00, treinando também à tarde durante quatro dias da semana e fazendo ginásio em mais dois.
“A nível físico é treinar todos os dias, duas ou três vezes. A nível psicológico é tentar descansar durante a semana e focar-me na competição. No momento antes da prova, tento imaginar o que vou fazer e simulá-la na minha cabeça. A minha rotina é treino todos os dias de manhã e treino de tarde às segundas, terças, quintas e sextas e no ginásio às terças e quintas”, descreveu.
O atleta português detém ainda uma grande amizade com Camila Rebelo, sua colega de treinos, também ela atleta. A nadadora diz que Diogo é uma grande inspiração para ela, tal como Camila é uma grande inspiração para o nadador de 18 anos.
Aquando perguntado acerca dos seus objetivos e como vê o momento atual da sua carreira, Diogo Cancela afirma que pretende chegar mais longe. Em julho, o atleta aspira a realizar uma grande prestação no próximo europeu.
“A curto prazo é o europeu que é já em junho. Tentar a final dos 200 metros estilos é o objetivo. Ainda estamos longe de Paris 2024 para falar de resultados. Mas quero marcar presença e da melhor forma”, reforçou.
Nos últimos Jogos Paralímpicos, Diogo Cancela melhorou a marca nacional nos 100 metros bruços SB8 com 1.21,35 minutos, apesar de não ter garantido a presença na final. Para além disso, foi oitavo classificado nos 200 metros estilos SM8 e voltou a bater um recorde nacional. Desta vez de distância, com 2.30,08 minutos.