O segundo e último dia do Congresso Nacional do Desporto, evento promovido pela Confederação de Desporto de Portugal (CDP), arrancou este sábado com o primeiro painel a debater a “Marca de Portugal”. Moderado pela vice-presidente da CDP, Anabela Reis, a mesa reuniu o marketing manager do Turismo de Portugal, Joaquim Pires, o diretor de marketing da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Nuno Moura, e o presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Paulo José Frischknecht.
Ao apresentar as potencialidades do turismo português, a destacar a beleza, cultura, gastronomia, entre outros pontos fortes do país, Joaquim Pires destacou que “a marca de Portugal somos todos nós”, a referir a força da população do país.
Nuno Moura, o português de 35 anos recentemente considerado como um dos melhores talentos do mundo na indústria desportiva com o prémio “Leaders Under 40” e até pouco tempo global digital brand diretor da Nike, destacou que a FPF agora realiza um trabalho de internacionalização da marca do futebol português em outros países.
“A FPF, especificamente, tem hoje uma abordagem e um trabalho internacional muito forte que temos feito, por um lado pelo desenvolvimento da marca Portugal em outras geografia. A china, por exemplo, é um mercado gigante e desenvolvemos hoje em dia uma comunicação muito próxima através das plataformas digitais e a facilidade que ela nos proporciona em comunicarmos numa população que está do outro lado do planeta, mas pode interessar-se pelas nossas equipas e os nossos atletas”, observou.
“Montamos uma estrutura de e-commerce para que a marca da nossa Seleção seja vendida do outro lado do mundo, para que as pessoas vistam a marca do nosso país. Temos a responsabilidade de capitalizar e de fazer crescer a nossa massa adepta, e de monetizar e buscar novas receitas através do nosso desporto”, acrescentou Nuno Moura.
Além do futebol, o especialista em marketing ressaltou que as potencialidades que outros campos desportivos também oferecem.
“A marca Portugal somos todos aqueles que representam o nosso país lá fora e o desporto sendo um sector de Portugal e, com o sucesso que tem obtido, tem aqui um papel fundamental em transportar a marca para outra geografia e outras pessoas que acompanham os grandes eventos desportivos nos mais diversos países. Portugal tem mostrado também que é um país de excelência na organização dos eventos desportivos e mais e mais eventos têm nos sido atribuídos. Essa é uma marca nossa, e nós enquanto sector do desporto devemos aproveitar”, disse.
Por fim, o antigo nadador olímpico (Montreal 76 e Moscovo 80) Paulo José Frischknecht, múltiplo campeão e recordista nacional bem como ex-presidente da Federação Portuguesa de Natação, esteve presente para destacar o posicionamento da marca portuguesa sempre a observar os ciclos futuros, como a possibilidade de, futuramente, candidatar-se como se de grandes eventos, como os Jogos Olímpicos – em candidatura conjunta com a Espanha.