A judoca Catarina Costa, com 53 votos, foi a desportista mais votada esta quinta-feira para a nova composição da Comissão Diretiva da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), no período 2022-2025. Além dela, foram eleitos com expressiva votação também o canoísta Emanuel Silva, com 52 votos, e o velejador José Costa, com 48.
Do total de 15 candidatos, oito já foram eleitos. Além dos já citados, compõem a lista: Diana Gomes (45), João Silva (45), Marta Pen (38), David Rosa (358) e Alexis Santos (33). Por se havia um empate para o nono e último posto terá de realizar-se, a 6 de maio, uma nova eleição indo a votação apenas os atletas empatados (com 31 votos): Cátia Azevedo e Pedro Fraga.
Puderam votar todos os que participaram em qualquer edição dos Jogos, de verão ou de inverno, a partir de Pequim 2008. Ao todo, foram 84 os votantes para a equipa dos nove futuros dirigentes e não se registaram votos brancos, nem nulos. Quando o grupo estiver completo, os nove eleitos vão votar, entre si, a atribuição dos cargos de presidente, vice-presidente e secretário-geral.
A CAO tem atualmente como presidente o antigo velejador João Rodrigues, que deixará, assim como a vice-presidente, a ex-atleta Susana Feitor.