A jogar diante dos adeptos, Portugal esteve quase sempre um golo atrás dos adversários. Encerrou a primeira etapa a perder por 16-17. O jogo manteve-se equilibradíssimo, com momentos bastante emocionantes, até o empate proporcionado por Leonel Fernandes, em combinação com Miguel Martins, a cinco minutos do fim do jogo (30-30).
Nesta altura, a sensação era de que a Seleção Nacional poderia passar à frente do marcador. Todavia, na reta final do encontro, Portugal acabou por sofrer três golos – sendo o último no segundo final de jogo, o que tornou a derrota ainda mais pesada.
A segunda mão do play-off final que decide uma vaga no Campeonato do Mundo de 2023 acontece no domingo, às 13h00 (horário de Lisboa), em Eindhoven. Na ocasião, Portugal terá três golos de desvantagem para tentar ir à quinta edição do Mundial (antes esteve em 1997, 2002, 2003 e 2021).
O vencedor terá direito a jogar o Mundial 2023, que tem início marcado para o dia 12 de janeiro de 2023, terminando no dia 29 do mesmo mês e decorrerá na Polónia e Suécia.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Federação de Andebol de Portugal (@andebolportugal)