28 de Novembro 2024 02:40
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Voleibol

Nuno Pereira e a busca pelo Euro de sub-20: “A competição é curta e não permite deslizes”

Foto: FPV

A Seleção Nacional de sub-20 masculina estreia-se na próxima sexta-feira nos jogos de apuramento para o Campeonato da Europa da categoria, a serem disputados no Centro Cultural de Viana do Castelo. Durante três dias consecutivos, a equipa comandada por Nuno Pereira vai defrontar, sucessivamente, as suas congéneres da Suíça, de Israel e da Alemanha.

Apenas o 1.º classificado da Pool D estará diretamente apurado para a fase final do Campeonato da Europa. Em preparação com 14 atletas, dos quais apenas 12 seguirão para o apuramento, a equipa lusa realiza até a quinta-feira um conjunto de treinos, em Viana do Castelo.

Sobre os jogos decisivos, Nuno Pereira destacou, em entrevista aos canais oficiais da Federação Portuguesa de Voleibol, que tem como objetivo o apuramento para a competição continental. Confira abaixo a entrevista do treinador à FPV.

Até entrarem em competição no dia 8, os treinos vão incidir, sobretudo, em que aspectos? Ou seja, quais as arestas que é preciso limar desde os jogos com a Espanha?

Nuo Pereira (NP): Iremos incidir mais os treinos na nossa organização ofensiva e na nossa transição, ou seja, serviço e bloco/defesa, sendo que iremos disputar dois jogos-treino com o VC Viana [terça e quarta-feira]. Os jogos com a Seleção de Espanha, inseridos no nosso estágio anterior, serviram para avaliar o nosso nível de desempenho, que se mostrou em crescendo ao longo dos três jogos.

As principais arestas que temos de limar é o entrosamento dos jogadores, porque vêm de realidades diferentes, modelos de jogo diferentes e ainda há alguns atletas com poucas rotinas de jogo.

É grande a importância de entrarem bem no primeiro jogo, com a Suíça?

NP: Neste tipo de competição é fundamental entrar bem no 1.º dia, porque a competição é curta e não permite deslizes. O jogo com a Suíça é o mais importante da competição, por ser o primeiro. Não temos muitas informações sobre a Suíça, porque não tem participado em competições internacionais, nomeadamente na WEVZA e nas Poules de Apuramento para Campeonatos da Europa.

Segue-se Israel e, por último, a Alemanha. Acreditam que o apuramento direto para o Europeu poderá ser decidido nesse derradeiro jogo?

NP: O apuramento direto para a Fase Final do Campeonato da Europa de Sub-20 é o objetivo principal da Seleção. O objetivo é ambicioso, é verdade, mas essa é uma característica que sempre se evidenciou neste grupo. Para já, o nosso foco será processado jogo a jogo; só pensamos na Suíça e não iremos pensar em Israel e na Alemanha…

Aproveito ainda este momento para pedir a todos os vianenses e à Família do Voleibol que se mobilizem e venham até Viana do Castelo para nos apoiarem durante os dias 8, 9 e 10 de Abril a conquistar o nosso objetivo: que é estar presente novamente numa Fase Final do Campeonato da Europa.

A lista de convocados e outras informações sobre os jogos em Viana do Castelo podem aqui ser encontradas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Cursos e Congressos

A cidade do Porto será palco, de 15 a 17 de Novembro, do 39.º Congresso Mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), que contará...

Voleibol

O FC Porto garantiu, esta semana, uma inédita qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões feminina de voleibol, ao afastar o...

Voleibol

O Sporting conquistou, este domingo, pela quarta vez a Supertaça masculina de voleibol, ao derrotar o Benfica por 3-1, em final disputada no Pavilhão...

Voleibol

O Benfica conquistou, este sábado, pela primeira vez a Supertaça feminina de voleibol, ao vencer o FC Porto, por 3-1 (16-25, 25-19, 25-23 e...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.