A pouco mais de um mês para o início da preparação a visar a European Silver League de femininos, o selecionador nacional Hugo Silva prepara a equipa nacional para um “processo de crescimento” e formação de um “modelo de jogo”. A Seleção Nacional estreia-se a 25 de maio na competição diante da Estónia.
Portugal está na Pool A, que além da Estónia, tem a Suécia, que defrontou na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2021, a Eslovénia e o Luxemburgo. “Neste grupo, o adversário mais difícil será a Suécia, mas a minha preocupação é a nossa Seleção e é com as nossas jogadoras que quero deixar algo de positivo no voleibol feminino”, afirmou Hugo Silva, em declaração aos canais oficiais da Federação Portuguesa de Voleibol.
“O processo de crescimento vai ser longo e iremos, primeiramente, focar-nos em nós próprios, de maneira a formarmos uma seleção com um modelo de jogo bom”, destacou o selecionador nacional.
Há uma semana, a equipa técnica nacional divulgou uma lista com a pré-convocatória de 25 jogadoras, de onde sairão, a 26 de abril, as 16 atletas que irão iniciar, a partir de 9 de maio, os trabalhos de preparação da fase de apuramento para a European Silver League 2022.
“Só pessoas determinadas podem trazer o sucesso para a nossa equipa. Acredito que neste grupo de 25 atletas vão estar jogadoras capazes de orgulhar o nosso País, com a sua dedicação, compromisso e enorme sede de desafios e conquistas”, afirmou Hugo Silva.
Como a presente edição da Silver League apresenta apenas um pool, os dois primeiros classificados apuram-se para a final, agendada para o dia 2 de Julho. O vencedor da final qualifica-se para a European Golden League 2023.