O selecionador português de voleibol, João José, anunciou esta segunda-feira à noite a lista com os atletas pré-convocados para os trabalhos de preparação para a European Golden League (EGL), a decorrer a partir do dia 29 de maio, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Dos 26 atletas lembrados por João José apenas 14 restarão para realizar a preparação, com início a 9 de maio. Da lista atual, destaque para João Oliveira e Miguel Cunha, que regressam à seleção. Os estreantes são Bruno Dias, Gonçalo Sousa, José Pinto, Rafael Santos e Manuel Figueiredo.
“É uma pré-convocatória de onde sairá o grupo de trabalho que irá fazer a preparação para Golden League, de onde sairão os 14 que irão à competição. São 26 atletas com os quais queremos trabalhar, que acreditamos terem as características para ajudar a Seleção em qualquer desafio e que se enquadram nos possíveis seleccionados para o grupo final”, afirmou o selecionador João José, em declaração aos canais oficial da Federação Portuguesa de Voleibol.
Recorde-se que João José, antigo capitão da Seleção Nacional estava até há pouco tempo à frente da Seleção de Seniores Femininos. Ele é o atual Coordenador das Seleções Nacionais e agora estreia-se este ano à frente da Seleção Nacional de Seniores Masculinos.
A EGL2022 será disputada por 11 países, distribuídos por três grupos. No Grupo A, Portugal terá a companhia da Turquia (vencedora em 2019 e 2021) e da Eslováquia; no B estão Ucrânia, Espanha, Dinamarca e Croácia; enquanto no C estão a Bélgica, República Checa, Estónia e Letónia.
Os melhores classificados de cada grupo e o organizador avançam para a final four, que em 2022 será disputada na Croácia (18 e 19 de junho). Se o organizador for o 1.º classificado do grupo, apura-se o 2.º desse mesmo grupo. Portugal estreia-se com a Eslováquia a 29 de maio.
Lista dos 26 atletas pré-convocados:
Centrais: Filip Cveticanin (AS Cannes, Fra), José Andrade (Esmoriz), José Belo (Castelo da Maia), Miguel Sinfrónio (Leixões), Nuno Teixeira (Leixões) e Phelipe Martins (VC Viana).
Distribuidores: Afonso Reis (Leixões), Bruno Dias (Esmoriz), José Neves (Fonte Bastardo), Miguel Tavares Rodrigues (Warta Zawiercie, Pol) e Tiago Violas (Benfica).
Líberos: Gil Meireles (Sporting), Gonçalo Sousa (Esmoriz) e Ivo Casas (Benfica).
Opostos: Bruno Cunha (Fonte Bastardo), Dinis Leão (Leixões), José Pinto (Esmoriz) e Marco Ferreira (Chemeko SG Wroclaw, Pol).
Zona 4: Alexandre Ferreira (Woori Card, Cor), André Marques (Castelo da Maia), João Oliveira (Vitória de Guimarães), Lourenço Martins (Saint-Nazaire VBA, Fra), Manuel Figueiredo (VC Viana), Miguel Cunha (Vitória de Guimarães), Rafael Santos (Esmoriz) e Tiago Pereira (Sporting).