A portuguesa Maria Siderot conquistou a medalha de bronze Open de Sarajevo, ocorrido este fim de semana, na capital da Bósnia e Herzegovina. No seu último e derradeiro combate na categoria -52 kg, contra a suíça Manon Monnard, pontuou um wazari e geriu a vantagem até ao fim dos 4 minutos regulamentares.
Antes, Siderot eliminou na segunda ronda a jovem turca Buketnur Karabulut (5ª classificada no Mundial de Cadetes em 2019), por ippon. Nos quartos de final, foi superada pela suíça Binta Ndiaye (62ª do ranking mundial) por acumulação de shidos no período de ponto de ouro. A judoca de 25 anos regressou aos triunfos na repescagem, com um ippon, diante a neerlandesa Rachel Van de Meeberg. Em seguida, veio a luta do bronze.
A competição reuniu 321 Atletas (131 femininas e 190 masculinos) em representação de 26 Países. Na categoria -63 kg, outra portuguesa, Wilsa Gomes chegou à luta pelo bronze, contra Florentina Ivanescu, mas não conseguiu impedir o ippon da romena à passagem do terceiro minuto do encontro e terminou a competição com um 5º lugar.
Francisco Mendes (-60 kg), Thelmo Gomes (-73 kg), João Fernando e Manuel Rodrigues (-81 kg) estrearam-se na competição com uma vitória, mas cederam no confronto seguinte. Inês Ribeiro (-48 kg), Teresa Trindade (-57 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Bernardo Tralhão (-66 kg) e Gonçalo Oliveira (-66 kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários.