A actual campeã da Europa quer repetir o pódio olímpico conseguido em Tóquio. Paris 2024 está próximo e Telma Monteiro trabalha para “fazer história” ao ser a única atleta na história do Desporto a estar presente em seis Olimpíadas.
SportMagazine (SM) – A Telma continua obstinada em ganhar. Que metas tem ainda para a sua carreira desportiva?
Telma Monteiro (TM) – O próximo desafio é a próxima competição. Em todas as competições que eu entrar quero conseguir uma medalha. Claro que tenho consciência que é difícil e pode até não acontecer. Mas na minha mente estou sempre a pensar em ganhar.
SM – Então até pode ser campeã olímpica em Paris?
TM – Se chegar lá e houver condições para isso, sim. Eu vou com esse objetivo.
SM – Como é que vê o desenvolvimento do judo feminino em Portugal, até mesmo numa perspetiva de eventualmente querer ser treinadora quando terminar a sua carreira desportiva?
TM – Diria que neste momento o judo em Portugal está muito bem. Tem tido um grande destaque nos últimos anos. Temos a Bárbara Timo que é vice-campeã do Mundo, por exemplo, e em geral os resultados da modalidade têm sido muito consistentes em todas as categorias que preenchemos. Os resultados nos juniores têm acompanhado esta consistência e acho que o judo está muito forte, já provou e vai continuar a provar neste ciclo olímpico que está muito forte. O futuro vai ser construído pelas gerações que vierem depois de Paris e será um grande desafio.
Não perca a entrevista completa na próxima edição da revista SportMagazine.