O Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos foi palco, na passada quinta-feira, do sorteio da ‘final-four’ da Taça de Portugal de hóquei em patins, que ditou os embates FC Porto–UD Oliveirense e SL Benfica–Óquei de Barcelos nas meias-finais, agendadas para 27 de abril, em Barcelos.
Os vencedores dos duelos das ‘meias’ defrontam-se no dia seguinte, no domingo dia 28 de abril, numa partida agendada para as 16h00, no Pavilhão Municipal de Barcelos, apelidado por muitos como a “catedral do hóquei em patins”, que ditará o sucessor do Sporting de Tomar, que venceu a competição na época passada, após bater o Sporting.
Em Barcelos, será a cidade anfitriã da competição, o que não acontecia desde 2013, participaram os representantes dos clubes – João Baldaia (FC Porto), Valter Neves (Benfica), Avelino Bastos (UD Oliveirense) e Raúl Alves (Óquei de Barcelos) –, o presidente da Câmara Municipal de Barcelos (Mário Constantino Cruz), os presidentes das associações de patinagem do Minho e Porto e, ainda, o presidente da Federação Portuguesa de Hóquei em Patins, Luís Sénica, que justificou a escolha de Barcelos no ano em que se comemora o centenário da FPP.
“Final-four numa grande catedral que é um ex-libris mundial” (Luís Sénica)
“Sendo este um dos melhores eventos de hóquei patins em Portugal, o importante é que seja modalidade a sair a ganhar. Durante estes 100 anos, a FPP soube reinventar-se. O hóquei em patins continua com grande vitalidade. Acreditamos que o futuro será ainda mais sólido. Faço votos de que ganhe o hóquei em patins. Estamos perante os 100 anos da Federação, uma federação que ao longo dos anos soube reinventar-se, que está no imaginário no que toca ao hóquei em patins, mas que hoje é muito mais do que isso, porque tem outras disciplinas. O hóquei está vivo, tem dinâmica e queremos um futuro risonho. Espero uma grande competição numa grande catedral que é um ex-libris mundial. Barcelos é uma cidade de hóquei, tem um grande clube e outros que apostam na modalidade e uma autarquia que aposta no desporto. A escolha é óbva”, completou o presidente da FPP.
“Uma honra receber um evento destes”
Mário Constantino Cruz, presidente da Câmara de Barcelos, acredita que a final-four será uma “grande festa”.
“Agradeço à FPP esta parceria que levou à escolha de Barcelos como palco desta ‘final four’. A nossa população gosta muito de hóquei em patins e, receber um grande evento como este, é uma honra para todos nós. Momento importante para nós, para a FPP também. 100 anos é um numero redondo. Para nós, porque é o início das Festas das Cruzes, quando se comemoram 50 anos do 25 de Abril. São estas oportunidades que queremos destacar. Vai ser um ambiente de festa, de participação e envolvimento. Espero que todos os clubes tenham desportivismo, capacidade de participar com galhardia e tolerância, para que resultem num grande espetáculo estes jogos que vão acontecer. Agradecer à FPP por ter escolhido Barcelos e por ter feito esta parceria com a CM Barcelos. Não é todos os dias que se recebem eventos deste destaque. Ver novamente um grande evento em Barcelos é uma honra para todos nós. Sendo Barcelos conhecida como a Catedral do Hóquei em Patins é naturalmente com enorme satisfação que acolhemos este importante evento desportivo”, concluiu o autarca barcelense.
Por: Pedro Silva
Foto: Federação Portuguesa de Patinagem e Câmara Municipal de Barcelos