Arranca esta sexta-feira, no Centro Cultural de Viana do Castelo, a final-four da Taça de Portugal (seniores femininos) em voleibol, com a presença de Benfica, Sporting, PV 2014/Colégio Efanor e Vitória SC. Na antevisão às partidas de hoje, os técnicos dos quatro clubes e as respetivas capitães foram unânimes em considerar que “qualquer equipa pode vencer o troféu”.
“Esta final a quatro não vai ter surpresas, simplesmente porque qualquer equipa pode erguer o troféu. Vamos todos tentar ganhar, pois todos mostrámos competência para estar aqui”, resumiu Mário Martins, técnico da equipa de Matosinhos, que garantiu, na semana passada, juntamente com conquistadores, leoas e o FC Porto (não está presente na final-four, depois de ter sido eliminado, nos quartos-de-final, pelas águias que, ao contrário das outras três equipas presentes na Pérola do Minho, não garantiu um lugar no play-off que permite lutar pelo título de campeão).
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, deu as “boas-vindas” às comitivas. “Sejam bem-vindos. Estas competições de voleibol são momentos importantes para promover a cidade, o desenvolvimento do desporto, sobretudo do voleibol, no concelho e para dar ainda mais visibilidade ao grande crescimento do voleibol feminino num evento que tem muito potencial para mobilizar os concidadãos, sobretudo os mais jovens, para a prática desportiva saudável. Em Viana, o desporto é visto como um factor de união, de partilha, de construção de melhores cidadãos. Vai ser um fim-de-semana excelente em termos desportivos e desejamos que todos regressem a casa com a sensação de que foi uma experiência positiva e pensem em voltar a Viana», disse.
Leonel Salgueiro, diretor técnico nacional, agradeceu a parceria “de muitos anos que a autarquia vianense» tem com a Federação Portuguesa de Voleibol, acrescentando que o formato de final-four (com quatro equipas de cada género) se vai manter em 2024/2025 mas “noutra cidade”.
A edição deste ano será marcada pela estreia do “Vídeo Challenger”, também conhecido como vídeoarbsistema de suporte de vídeo à arbitragem (VAR), “para auxiliar os árbitros e para dar às equipas em momentos mais expressivos mais conforto e segurança na verdade desportiva”, destacou Leonel Salgueiro.
Vitória SC com mais “bagagem”
O Vitória SC marca presença, pelo segundo ano, na final-four na Pérola do Lima – perdeu a final, em 2021/2022, para o Leixões SC, clube que conquistou, já esta época, a Supertaça –, e quer, agora, escrever um guião diferente.
“A bagagem é maior, porque todos os dias aprendemos. Estamos mais confiantes e esperamos, claro, estar de novo na final e, desta vez, ganhá-la”, destacou o técnico das conquistadoras, Hélder Andrade.
“Podem contar connosco para lutar pela Taça, um troféu que o clube deseja e que os nossos adeptos merecem”, juntou a capitã de equipa, Maria Carlos Marques.
Benfica “sem pressão”
“É muito importante para o clube estarmos pela primeira vez numa fase final da Taça de Portugal disputada neste formato, que promove o voleibol feminino e masculino. Em femininos, o Benfica já não estava numa final há mais de 30 anos e há muita vontade de erguer o troféu (última vez foi em 1973/194)″, vinca o técnico do Benfica, Rui Moreira, que não vê a sua equipa mais “pressionada” pelo facto de não ter sido apurada para o fase que apura o campeão. “Queremos ganhar na mesma. Se tivéssemos sido apurados seria igual”, destaca.
O Benfica, recorder-se, regressou à modalidade em 2018/19, após três décadas de inatividade (última temporada antes do encerramentoi da atividade foi em 1992/1993).
Fernanda Silva, capitã do Benfica, alinhou pelo mesmo diapasão do técnico da turma lisboeta.
Sporting de olho no título
O Sporting é o atual detentor do título e quer, claro, voltar a ganhar em Viana do Castelo. “Há quatro anos que estamos presentes nestes momentos decisivos e vamos fazer tudo para conquistar novamente o troféu”, destacou o técnico das leoas, Rui Costa.
“Vai ser um jogo super-disputado. Se há pontos fortes e fracos eles só serão visíveis durante o jogo. Vamos tentar chegar à final, mas o que queremos é que os jogos tenham qualidade, que as pessoas venham ver voleibol e que a modalidade e o voleibol feminino cresçam, como tem vindo a acontecer nos últimos anos”, destaca a capitã do Sporting, Daniela Loureiro.
Colégio Efanor feliz por estar na final-four
Mário Martins, treinador do PV2014/Colégio Efanor, diz que é “um privilégio jogar estes momentos de decisão”, porque “são sempre factores grandes de crescimento”. “É ainda mais importante porque somos um projecto desportivo inserido num colégio e a mensagem que passamos para a comunidade de estudantes é que o desporto é uma parte importante do crescimento dos jovens”, juntou.
Ana Couto, capitã da equipa de Matosinhos, quer vencer a prova. “Queremos fazer um resultado diferente da última vez que disputámos a Final 4, quando perdemos com o Sporting, e vencer esta edição da Taça de Portugal”, finalizou.
As meias-finais disputam-se esta sexta-feira e a final está agendada para sábado (23), às 21h00. Os bilhetes estão disponíveis com o preço único de cinco euros.
Jogos
Vitória SC-SL Benfica 18h00
PV 2014/Colégio Efanor-Sporting CP 21h00
Por: Pedro Silva
Fotos: Câmara Municipal de Viana do Castelo e Federação Portuguesa de Voleibol