A presença portuguesa nos Mundiais de Atletismo em Pista Coberta, a decorrer em Glasgow, Escócia, estão a ficar marcados pela obtenção de recordes nacionais e contam já com uma medalha de bronze.
Estafeta masculina de Portugal estabelece novo recorde nos 4×400 metros nos mundiais de Glasgow
A estafeta masculina de Portugal estabeleceu, este domingo, um novo recorde nacional dos 4×400 metros em pista coberta, ao retirar quase seis segundos à anterior marca, durante os mundiais de pista coberta que têm lugar, por estes dias, em Glasgow. O quarteto luso apurou-se, ainda, para a final na especialidade.
A equipa constituída por Ericsson Tavares, Ricardo dos Santos, João Coelho e Omar Elkhatib terminou a segunda eliminatória no segundo lugar, com um tempo de 03.06,57 minutos, a suplantar o recorde que vigorava desde 18 de fevereiro de 2018, quando Mauro Pereira, João Coelho, Raidel Acea e Victor Ricardo Santos concluíram a prova em 3.12,54 minutos, em Pombal.
Portugal vai disputar a final a partir das 20h15 deste domingo, com as seleções dos Estados Unidos, da Bélgica, dos Países Baixos, da Polónia e do Quénia.
Estafeta feminina fixa novo recorde nacional nos 4×400 metros
A estafeta feminina de Portugal fixou, também este domingo, u, novo recorde nacional dos 4×400 metros, tendo superado a marca que perdurava desde 2018, apesar de ter falhado o acesso à final nos Mundiais.
A equipa composta por Fatoumata Diallo, Carina Vanessa, Cátia Azevedo e Vera Barbosa concluiu a sua eliminatória em 03.31,93 minutos e retirou mais de três segundos ao anterior recorde, de 3.35,43 minutos, fixado nos Mundiais de Birmingham, em Inglaterra, por Filipa Martins, Vera Barbosa, Miriam Tavares e Cátia Azevedo.
Finais para disputar e medalha de bronze entregue a Tiago Pereira
“Na jornada da tarde, no que respeita a presença portuguesa, regressa a estafeta masculina, para uma final de 4×400 metros às 20h15, e os finalistas dos 1500 metros, Isaac Nader (21h30) e Salomé Afonso (21h45). Antes, às 18h03, Tiago Luís Pereira subirá ao pódio para receber a sua medalha de bronze, conquistada, sábado, ao classificar-se no terceiro lugar da final do triplo salto”, destaca, numa nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Atletismo.
Por: Pedro Silva
Fotos: Foto: FPA/Sportmedia