A Seleção Nacional de Surf está de partida para Porto Rico onde disputará os ISA World Surfing Games, ou seja, o Mundial de seleções da International Surfing Association que decorre naquele país entre 23 de Fevereiro e 3 de Março na praia de La Marginal, Arecibo.
Em jogo 6 vagas para surfistas masculinos e 8 femininos para a competição de surf dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e mais duas vagas, uma masculina e uma feminina para o país campeão neste Mundial.
Os Jogos são de Paris, mas que, curiosamente, no caso do surf, terá o Taiti como palco, nomeadamente, o “reef break” de Teahupoo, uma das mais emblemáticas, fotogénicas (e perigosas) ondas do Mundo.
Portugal alinha com a equipa habitual, composta por Frederico Morais, Guilherme Ribeiro, Guilherme Fonseca, Teresa Bonvalot, Yolanda Hopkins Sequeira e Francisca “Kika” Veselko, liderados pelo Selecionador David Raimundo.
Recorde-se que entre estes, Teresa Bonvalot já garantiu a sua vaga através da vaga de qualificação do CT, Circuito Mundial da World Surfing League (WSL).
O líder da comitiva a Porto Rico será João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf (FPS) que reitera a confiança na equipa: “O objetivo passa por tentar qualificar mais surfistas nesta que é a nossa derradeira oportunidade. Sentimos que temos boas hipóteses pelo valor que reconhecemos aos nossos surfistas. É uma equipa experiente, com provas dadas, e que já passou por esta situação e com sucesso. Queremos estar presentes nos próximos Jogos Olímpicos na máxima força e representar com brilhantismo as cores nacionais.”
A respeito da especificidade do local deste campeonato, o presidente da FPS acrescenta: “Quase todos conhecem o local do campeonato, não vamos às escuras, mas sabemos que a concorrência é fortíssima. Todos querem estar nos Jogos, mas, repito, confio no valor da nossa equipa.”