O Centro Cultural de Viana do Castelo foi palco, no passado sábado, da VII Gala do Desporto de Viana do Castelo, que distinguiu “154 campeões da época desportiva 2021/2022 e encerrou com chave de ouro a Cidade Europeia do Desporto 2023”, destaca a autarquia do Alto Minho.
Os atletas homenageados conquistaram 244 títulos nacionais, 12 títulos universitários e escolares, trazendo para a Pérola do Lima nove medalhas de ouro, sete de prata e quatro de bronze em competições mundiais, europeias e intercontinentais.
“Destes campeões, 125 são atletas com títulos conquistados a representar clubes de Viana do Castelo e 15 atletas com títulos obtidos em representação de outros clubes. 18 atletas conquistaram títulos ou pódios internacionais, sete atletas obtiveram títulos universitários ou escolares, sendo que foram ainda distinguidos 17 clubes campeões ou com campeões nacionais”, destaca a nota da autarquia vianense.
No ano passado, Viana do Castelo conquistou a bandeira dourada ao ser eleita Melhor Cidade Europeia do Desporto de 2023 e a VII Gala do Desporto fechou, com muito glamour e alegria, “um ano de intensa dinamização desportiva, com 512 eventos desportivos de âmbito local, nacional, europeu e até mundial, que contaram com cerca de 250 mil participantes e com mais de 450 mil pessoas no público”.
Luís Nobre: “Cidade vive diariamente o desporto”
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, fez um discurso emocionado no evento, tendo afiançado que “a cidade vive diariamente e coletivamente o desporto”.
“Esta sétima Gala do Desporto e o número de galardoados são prova do talento desportivo existente no concelho. Este é um momento de inspiração, de orgulho, de reconhecimento, devido ao esforço e à dedicação dos nossos atletas, que mostram elevada vontade de superação e vontade de vencer”, considerou.
O autarca vianense entregou ainda o testemunho da Cidade Europeia do Desporto a Viseu, que assume esta missão em 2024.
Os vencedores da VII Gala do Desporto
Atleta do ano (masculino): Bruno Cunha
Atleta do ano (feminino): Marta Paçô
Atleta revelação (masculino): Martim Neto
Atleta revelação (feminino): Ana Rita Domingues
Treinador do ano: Tiago Prieto
Dirigente do ano: José Esteves
Equipa do ano: Juniores B (masculinos) do Voleibol Clube de Viana
Associação/Clube do Ano: Atletismo Olímpico Vianense
Prémio Homenagem da CMVC: Albano José Ribeiro da Rocha
Prémio Especial da CMVC: ACES Portugal – Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto.
Por: Pedro Silva
Fotos: Câmara Municipal de Viana do Castelo