Os atletas portugueses ganharam uma voz mais potente no âmbito das Cidades Europeias do Desporto. A partir de uma iniciativa da Sports Embassy, uma organização sem fins lucrativos constituída por atletas e ex-atletas, foi assinado do último sábado, em Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto 2023, um protocolo com a ACES Europe e a ACES Portugal de colaboração que permite colocar os atletas como parte integrante dos acontecimentos oficiais das Cidades Europeias do Desporto nos próximos quatro anos.
“Uma das diretrizes do Comité Olímpico Internacional é a colocação do atleta no centro do Movimento Olímpico, pelo que queremos estar na vanguarda desta mudança de paradigma contribuindo para que esse movimento se alastre à comunidade. A partir de agora, em todas as Cidades Europeias do Desporto, os atletas estarão representados através das iniciativas da Sports Embassy”, disse Nuno Santos, presidente da ACES Portugal.
Na assinatura do protocolo estiveram presentes John Swanson, vice-presidente da ACES Europe, Nuno Santos, presidente da ACES Portugal, e Inês Caetano, administradora da Sports Embassy, que exaltou a abertura para que os atletas ganhassem força junto ao projeto internacional.
“É um voto de confiança que nos traz muita responsabilidade, mas que aceitamos com muito entusiasmo. O facto da ACES reconhecer o trabalho que temos desenvolvido em prol dos atletas é extremamente gratificante e faz com que todo o nosso empenho valha a pena. Estamos gratos pela oportunidade e vamos continuar a trabalhar para que os atletas estejam no centro do movimento desportivo não só europeu, mas mundial”, afirmou a antiga atleta do pentatlo moderno.
A agenda dos eventos de Viana do Castelo 2023 está disponível online onde, em breve, ficará também disponível toda a informação sobre as iniciativas da Sports Embassy.