“É sempre bom jogar em Viana, onde sentimos sempre muito apoio”, destaca, em declarações ao SportMagazine, o presidente da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), Vicente Araújo, tendo como pano de fundo a partida entre Portugal e Ilhas Faroé, integrada na Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023, que teve lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, onde a turma lusa carimbou, após uma vitória sem discussão por 3-0, a presença na fase decisiva da Silver League, agendada para para 24 e 25 de junho, em Graz, na Áustria.
“Foi um jogo fácil para Portugal. A diferença entre o nosso voleibol e o das Ilhas Faroé é grande e o resultado espelha essa diferença. Vencemos, com uma boa exibição, e contamos com muito apoio. É sempre bom jogar em Viana do Castelo. O apoio foi fantástico. Obrigado a todos os que nos apoiaram. Agora, vamos tudo fazer para ficarmos em primeiro no grupo e temos tudo para o conseguir”, destacou o responsável máximo da FPV.
O voleibol português está a crescer, a nível quantitativo e qualitativo, e Vicente Araújo realça o trabalho que tem sido feito “nas seleções jovens”.
“Podemos fazer mais, claro, mas o voleibol tem sempre muitas mudanças e é mais difícil. Nós perdemos quatro jogadores que faziam parte do seis inicial e isso, claro, traz sempre dificuldades. O entrosamento é fundamental e quanto mais jogarem melhor, porque a evolução depende disso. E o trabalho que tem sido feito nas seleções jovens é fundamental. Temos aqui jogadores que já treinam todos os dias desde os 13 anos, a maior parte passou pelas seleções jovens e isso, claro, ajuda no crescimento do voleibol e a aumentar a qualidade”, finalizou o presidente da FPV.
*por Pedro Silva*