A judoca portuguesa alcançou o 5º lugar no segundo dia do Grand Slam Antalya 2023, competição que conta com a participação 00 Atletas (263 Femininos e 337 Masculinos) em representação de 83 países.
Bárbara Timo (-63 kg), 10ª do ranking mundial, começou a sua prestação na segunda eliminatória, onde derrotou a francesa Manon Deketer (15ª, Bronze no último mundial) por dois ‘wazaris’ sem resposta. Na ronda seguinte, ultrapassou a alemã Nadja Bazynski (41ª), pontuando ‘wazari’ e gerindo a vantagem até ao final dos 4 minutos. Encontrou a experiente Ketleyn Quadros (nº8 do mundo) nos quartos-de-final e foi surpreendida pelo ‘ippon’ da brasileira aos 65 segundos do confronto. A portuguesa regressou aos triunfos na repescagem e garantiu um lugar no bloco de finais, ao eliminar a atual Campeã Europeia Gemma Howell (27ª), do Reino Unido, por ‘ippon’. Na luta pelo pódio, enfrentou a australiana Katharina Haecker (atual Campeã da Panamerica-Oceania), nº5 do ranking mundial. O combate foi equilibrado, terminando sem pontuações no tempo regulamentar. Em período de ‘golden score’, apesar de estar em risco de desqualificação se cometesse mais um ‘shido’, a atleta da Austrália conseguiu pontuar ‘wazari’. Com este resultado, Bárbara Timo alcança o 5º lugar.
Recordamos que no primeiro dia do evento, Maria Siderot (-52 kg) alcançou num honroso 5º lugar e Telma Monteiro (-57 kg) terminou na 7ª posição.
A competição termina este domingo, 2 de abril, dia dedicado às categorias -78 kg e +78 kg femininas e -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas. Patrícia Sampaio e Rochele Nunes são as representantes lusas em ação no último dia do evento, encerrando a participação portuguesa. As eliminatórias têm início às 08h30 locais (06h30 em Portugal Continental).