Atletas portugueses conquistaram o 5º e 7º lugar no Grand Slam de Paris. Na competição participaram 520 atletas de 82 países.
Patrícia Sampaio (-78 kg) regressou ao ativo uma semana após ter conquistado a Medalha de Ouro no Grand Prix Portugal 2023. A judoca portuguesa estreou-se no Grand Slam de Paris com uma vitória frente à japonesa Mao Izumi por acumulação de ‘shidos’ a cerca de 20 segundo do fim do tempo regulamentar.
Nas eliminatórias seguintes, a atleta lusa deixou para trás a brasileira Millena Silva, com um ‘wazari’ após três minutos de combate. Seguiu-se Audrey Tcheumeo, a número nove do mundo e vencedora da última edição do Grand Slam Paris, que, em 40 segundos de ‘golden score’ conseguiu o ‘ippon’.
Patrícia Sampaio defrontou ainda a sul-coreana Jeongyun Lee, mas a atleta asiática levou a melhor e provocou o erro na judoca portuguesa que ficou de fora depois de ter somado o seu terceiro ‘shido’. Sampaio conquistou assim o 5º lugar na competição.
João Fernando (-81 kg), por sua vez, começou a sua prestação com uma vitória frente ao estreante Arsenii Kladnov, do Quirguistão, com um ‘ippon’. Na segunda eliminatória, o judoca luso pontuou um ‘wazari’ no confronto com o mongol Blor-Orchir Gereltuya. Nos oitavos-de-final, João Fernando contrariou o favoritismo do belga Matthias Casse, o número 2 do mundo, afastando-o da competição com um ‘ippon’.
O atleta português tropeçou no acesso à semifinal com o francês Alpha Oumar Djalo que venceu a eliminatória com um ‘wazari’. João Fernando ainda foi repescado, mas cedu por ‘ippon’ perante o canadiano François Gauthier Drapeau, terminando assim a competição em 7º lugar.
Na categoria -81 kg, Anri Egutidze estreou-se com uma vitória por ‘ippon’ frente a Mohamed Imadou. Na ronda seguinte, o atleta foi eliminado pelo sul-coreano Joonhwan Lee através de um ‘wazari’.
Telma Monteiro (-57 kg) alcançou o 5º lugar. Barbara Timo (-63 kg) e Maria Siderot (-52 kg) terminaram em 9º lugar.