A 26ª Gala do Desporto vai realizar-se no próximo dia 1 de fevereiro, no Casino Estoril. Antes desta, foi realizado esta segunda-feira um evento para anunciar os finalistas das categorias do prémio “Desportista do Ano”. Na categoria de equipas é finalista a Seleção Nacional de Andebol Sub-20, após a medalha de prata no Europeu do ano transato.
Carlos Martingo, agora selecionador nacional dos sub-21, foi o treinador da equipa nomeada na competição, e, em conversa com a SportMagazine, sentiu-se orgulhoso da nomeação.
“Primeiro, não só eu como todos nós, os que fizeram parte da equipa que conseguiu este lugar, é um orgulho pertencer à elite do desporto português. Depois também, muito contente por este reconhecimento coletivo por este desempenho que tivemos no Campeonato da Europa”, afirmou.
Na Seleção Nacional Sub-20 esteve também presente o consagrado o melhor lateral direito jovem do mundo, Francisco Costa, que se encontra nomeado para a categoria de jovem promessa. O atleta está, de momento, a representar a Seleção Nacional no Mundial, tendo sido bastante importante para a passagem à Main Round. Carlos Martingo avalia nomeação de Francisco Costa, denominando o mesmo de “um dos maiores talentos que existe no desporto em Portugal”, e a prestação do mesmo no Mundial.
“Esta nomeação é só mais um reconhecimento do que ele tem feito ao longo do tempo e penso que é de toda a justiça estar neste lote da elite do desporto, neste caso concreto, do andebol português. Com certeza que irá, ao longo da carreira, estar mais vezes presente (…) Penso que tem estado a um nível bom, mas nós queremos sempre mais um bocadinho”, disse.
O selecionador nacional de sub-21 deixa ainda a esperança de que Portugal pode chegar mais longe no Mundial, afirmando que acredita “que Portugal poderá entrar nos quartos de final. A partir daí tudo pode acontecer”. Portugal vai defrontar agora o Brasil, esta quarta-feira, pelas 14h30, no primeiro jogo da fase nova do Mundial 2023.
No que toca à Seleção Nacional de sub-21, Carlos Martingo delineou os objetivos da mesma dentro das competições que se aproxima, entre as quais, o Campeonato do Mundo Sub-21, que decorre na Alemanha e na Grécia.
“Nós temos o Campeonato do Mundo na Alemanha e na Grécia em junho, final de junho e início de julho. Neste momento, estamos a afinar, tivemos um momento agora em janeiro, com alguns jogos, vamos ter mais dois momentos com jogos de preparação para o Campeonato do Mundo. Estamos numa fase já de seleção final de jogadores. Já não há muitas dúvidas dos jogadores que irão ao Campeonato do Mundo, até porque é o culminar do trabalho desta geração. E esperamos atingir uma prestação de acordo com a qualidade desta equipa, ou seja, conseguir chegar às fases decisivas da competição. Sabemos que é uma competição imediatamente após o campeonato e do fim das provas internas, por vezes é uma época complicada porque existe alguma saturação competitiva, não só termos físicos mas também psicológicos. Tudo iremos fazer para conseguir escolher o melhor grupo e que esse grupo dê uma boa resposta no Mundial”, detalhou o selecionador.
De recordar que o Campeonato do Mundo de Sub-21 decorre na Alemanha e na Grécia entre os dias 20 de junho e 2 de julho.