A Seleção Nacional de Sub-20 competiu no Torneio 4 Nações, em Hannover, na Alemanha. Portugal despediu-se deste mesmo torneio com uma derrota frente à seleção espanhola, por 31-26.
A equipa liderada por Carlos Martingo entrou a perder. No entanto, a primeira parte foi marcada pelo equilíbrio, terminando com 13 golos para cada lado. Já na segunda parte, a formação espanhola superiorizou-se, acabando mesmo por vencer por cinco golos de diferença. O técnico português destacou, em declarações à Federação de Andebol de Portugal, o equilíbrio do encontro, mas confessa não ter entrado bem no jogo.
“Nós não entrámos muito bem, a Espanha esteve na frente durante algum tempo, pouco a pouco fomos entrando no jogo. Conseguimos ganhar a vantagem na primeira parte ainda. Tivemos muitos momentos do jogo por cima e nos últimos quinze minutos não nos conseguimos adaptar à mudança de sistema defensivo de Espanha. Tivemos alguns problemas no ataque, ainda experimentámos o 7×6, mas não tivemos sucesso e a diferença no marcador foi por algumas precipitações, que permitiu a Espanha distanciar. O resultado final não é o reflexo do jogo equilibrado que foi, a diferença de cinco golos não reflete o resultado que poderia ter sido”, disse.
Num panorama geral, Carlos Martingo analisa o estágio deste torneio realizado na Alemanha, fazendo um balanço positivo do mesmo. Contudo, deixa um sinal de alerta.
“O balanço do torneio e do estágio é positivo. É evidente que o jogo com a Alemanha também é um sinal de alerta para todos, mesmo sabendo que a Alemanha se apresentou neste torneio um nível acima de todas as outras seleções. Também serve para alertar que no Campeonato do Mundo também teremos que subir o nível se quisermos garantir um bom lugar, que é esse o nosso objetivo. Portanto, o balanço global desta semana de trabalho é positivo, mas também temos esse sinal de alerta que para conseguir um bom resultado no Mundial temos que subir o nível”, afirmou.
De recordar que o Campeonato do Mundo de Sub-20 decorre na Alemanha e na Grécia entre os dias 20 de junho e 2 de julho.