A Seleção Nacional Sub-21 partiu esta quarta-feira para a Alemanha para participar no Torneio 4 Nações. Antes desta competição, que serve como preparação para o próximo IHF Men’s Junior Sub-21, a equipa liderada por Carlos Martingo realizou um estádio relativamente curto na Maia.
O técnico abordou a semana de treinos, ainda anterior à partida da Seleção Nacional para a Alemanha, afirmando que “correu bastante bem”, pois foram cumpridos “todos os objetivos que tínhamos delineado para este momento de trabalho”. Com isto, Carlos Martingo diz que as perspetivas para o futuro são boas. De recordar que este Torneio 4 Nações é composto pela seleção portuguesa, a Alemanha, Espanha e França. O primeiro adversário português é a seleção anfitriã, pelas 18h15 desta sexta-feira, em Hannover.
Para além da Alemanha, Portugal tem ainda jogos contra as restantes seleções acima referidas. Carlos Martingo avalia todos os adversários, sendo que já são bem conhecidos do técnico e da Seleção Nacional.
“A Espanha é Campeã da Europa. A França, embora não tenha obtido grandes classificações nas últimas competições, é sempre uma seleção bastante poderosa, com excelentes jogadores e, com a mudança de selecionador, penso que subiu um bocadinho o nível. Também procuraram novos atletas. E a Alemanha, embora no Europeu disputado em Portugal não tenha feito uma classificação brilhante, é o primeiro Campeão da Europa desta geração, ou seja, é também uma seleção de excelente qualidade que recuperou – neta última convocatória – alguns dos atletas mais importantes que estavam lesionados. Portanto, julgo que estamos perante quatro das melhores seleções da Europa, porque nós também nos incluímos nesse grupo”, disse em declarações à Federação de Andebol de Portugal.
Para além disto, Carlos Martingo aborda de forma mais direta o Torneio 4 Nações, dizendo que este é um “torneio bastante importante nos processos de formação destes jovens atletas”.
“É evidente que o nosso principal foco é estar preparado para o Campeonato do Mundo deste ano e, portanto, isto é mais uma etapa de preparação para essa grande competição. Ainda estamos a experimentar algumas coisas, este é um torneio que também serve para isso mesmo, sabendo que o nosso principal foco é estarmos a 100%, em junho”, afirmou.
O Torneio 4 Nações dá então início esta sexta-feira, contra a seleção alemã, servindo este como preparação para o Campeonato do Mundo, que decorre entre os dias 20 de junho e 2 de julho, na Alemanha e na Grécia.