Portugal viveu um fim de semana vitorioso no Rio de Janeiro Boccia World Championships, que decorre no Brasil. A Seleção Nacional conquistou três medalhas, sendo Ana Sofia Costa campeã mundial na classe BC3 feminino, no sábado, enquanto José Abílio Gonçalves conseguiu a prata na vertente masculina e André Ramos foi bronze, na classe BC1.
Ana Sofia Costa sagrou-se campeã do mundo ao vencer na final a australiana Jamieson Leeson, por 6-2. A atleta portuguesa teve Celina Lourenço como sua operadora de calha durante este Campeonato do Mundo.
José Abílio Gonçalves, por sua vez, teve também uma prestação vitoriosa. Na meia-final, num jogo disputado, venceu o brasileiro Mateus Carvalho (3-2). Na final, o atleta luso foi superado com o australiano Daniel Michel(5-1), garantindo o vice-campeonato na classe BC3 Masculino Individual. José Abílio teve Paulo Correia como seu operador de calha.
A primeira medalha para Portuga na competição veio com André Ramos, ao vencer na disputa pelo terceiro lugar o brasileiro José Carlos Chagas de Oliveira (9-0). A equipa portuguesa soma até aqui três pódios na competição.
Portugal prossegue esta segunda-feira na competição a nível de equipas, onde está representado com uma Equipa BC1/BC2 e pelo Par BC3.
Segue aqui, o resumo dos resultados obtidos:
Competição Individual
BC1 Masculino [18 atletas]
– André Ramos – Medalha de BRONZE
BC2 Masculino [26 atletas]
– Abílio Valente – 1ª Ronda Eliminatória
BC2 Feminino [18 atletas]
– Ana Catarina Correia – Quartos de Final
– Cristina Gonçalves – Fase de Grupos
BC3 Masculino [24 atletas]
– José Abílio Gonçalves/Paulo Correia – Medalha de PRATA
BC3 Feminino [24 atletas]
– Ana Sofia Costa/Celina Lourenço – Campeã do Mundo