Portugal conquistou esta sexta-feira duas históricas medalhas no primeiro dia do Europeu de judo IBSA, para atletas cegos e de baixa visão. Miguel Vieira (-60 kg J1) alcançou a medalha de prata, enquanto Djibrilo Iafa (-73 kg J1) também subiu ao pódio para receber o bronze. A competição decorre até o domingo na cidade italiana de Cagliari.
O Europeu reúne os melhores judocas da vertente de Judo Paralímpico (cegos e baixa visão) e conta com a presença de 92 atletas (31 femininas e 61 masculinos) em representação de 20 países do continente.
Além das duas medalhas, Rúben Gonçalves também esteve perto do pódio, mas perdeu o combate pelo terceiro lugar em -73 kg J2. Nuno Rocha (-73 kg J2) não conseguiu superar o turco Recep Ciftci no seu combate inaugural, terminando a sua prestação lesionado.
Os quatro portugueses inscritos na competição competiram todos esta sexta-feira. Com a conquista destas duas medalhas, Portugal encerra a participação na prova, alcançando os melhores resultados de sempre, depois de em 2015, no Campeonato da Europa IBSA realizado em Odivelas, Miguel Vieira e Henrique Sousa terem terminado no 7º lugar.