Nuno Santos, presidente da ACES Portugal, acredita que o facto de Famalicão ter nos quadros da autarquia cerca de 70 professores de Educação Física pode ser “decisivo” na escolha entre a cidade minhota e Matosinhos, as candidatas portuguesas a Cidade Europeia do Desporto em 2025.
“Em Portugal e nos restantes países europeus não existe um número tão elevado de professores nos quadros da câmara. E isso para nós é um ponto positivo, porque significa que a Câmara de Famalicão acredita nos projectos que tem e vimos isso nos dias em que estivemos em Famalicão. Têm muitos projectos, vários relacionados com a inclusão e pessoas com deficiência, e isso é muito positivo, porque o nosso lema é “desporto para todos”, destacou, na conferência de Imprensa que serviu para fazer o balanço da visita técnica realizada pelos comissários da Aces Europa (Federação Europeia de Capitais e Cidades Europeias do Desporto) a Famalicão.
“Ninguém vai perder. Famalicão e Matosinhos são duas candidaturas muito fortes. Irá decidir-se nos detalhes. Têm instalações desportivas, bons projetos, uma ligação forte entre os munícipes e os habitantes, boas piscinas e muito mais. Famalicão, como disseram os responsáveis da ACES Europa, está perfeito e nada existe a apontar a Famalicão de negativa”, destacou Nuno Santos.
A decisão final será conhecida ainda durante este mês e, nos próximos dias, a comitiva que, por estes dias, esteve em Famalicão, irá estar em Matosinhos, que também quer ser Cidade Europeia do Desporto em 2025.
Cordão humano “fechou” visita
A Câmara Municipal de Famalicão fez uma operação de charme nos dois dias e meio em que a delegação da Aces Europa esteve por terras famalicenses a avaliar a candidatura de Famalicão a Cidade Europeia do Desporto em 2025.
No último dia, Famalicão despediu-se dos elementos da comissão técnica com um cordão humano que ligou os Paços do Concelho aos veículos que levaram Lupatelli & Companhia até Matosinhos, cidade que concorre com Famalicão.
Uma “guarda de honra” que Famalicão espera que ajude a convencer a ACES Europa a escolher Famalicão como sucessor de Viseu (será Cidade Europeia do Desporto em 2024) em 2025.