30 de Junho 2022 05:01
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Cursos e Congressos

“World Conference on Science and Soccer”: evento mundial de futebol arranca em Coimbra

Foto: Daniel Leal/SM

Organizado pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, o Congresso Mundial de Futebol e Ciências – World Conference on Science and Soccer (WCSS), no original – arrancou esta quarta-feira (e seguirá na quinta e sexta-feira), no Convento São Francisco, em Coimbra. Cerca de 300 participantes, de todas as partes do mundo, participam do evento que abrange um grande leque de temáticas científicas subordinadas ao estudo da modalidade.

É a primeira vez que o World Conference on Science and Soccer chega a Portugal – antes esteve em Liverpool (2008), depois seguiu Port Elizabeth (2010, África do Sul), Gante (2012, Bélgica), Portland (2014, EUA), Rennes (2017, França). O objetivo da conferência é a partilha do conhecimento nas áreas de disciplina dedicada (principalmente) ao futebol.

A cerimónia de abertura contou com as presenças de José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Amilcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra, António Figueiredo, vice-Reitor da UC e Chair da WCSS e Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

As primeiras palavras do evento ficaram a cargo de António Figueiredo, que destacou o regresso do congresso após um hiato devido à pandemia da Covid-19 e o desejo que o momento seja de compartilhar e trocar conhecimentos. “A Ciência do Desporto e, em particular, a pesquisa sobre o futebol tem tido um olhar especial da nossa universidade e temos colaborado no desenvolvimento da modalidade”, destacou.

Amilcar Falcão também aproveitou a abertura para afirmar que “a nossa pesquisa [da UC] está voltada para a responsabilidade social e o desporto e o futebol fazem parte da nossa sociedade. Portanto, ambos são fundamentais no processo de educação dos nossos jovens. Temos muito gosto em colaborar com pesquisas e o desenvolvimento do conhecimento desta área”, afirmou.

José Manuel Silva convidou a todos a conhecer a cidade e os mais de dois mil anos de história da “maior cidade do centro do país”, desejando a todos bons estudos. Por fim, Fernando Gomes, destacou o papel da UC nos estudos acerca do desporto e do futebol e congratulou à universidade pelas pesquisas e ações em prol da modalidade. “É um grande prazer a honra fazer parte deste congresso. A FPF acredita na ciência, na pesquisa e na educação como caminho para o desenvolvimento do futebol”, garantiu.

Toda a programação do evento pode aqui ser conferida.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.