30 de Setembro 2022 07:08
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Adaptado

Vitor Pataco: “O objetivo é promover a inclusão social de pessoas com deficiência através do exercício e da atividade física”

Vitor Pataco, presidente do IPDJ. Foto: IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude,

O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) apresentaram, esta quarta-feira, o Prémio “Desporto + Acessível”. O evento, que decorreu no Auditório do Complexo de Piscinas do Centro Desportivo Nacional do Jamor, visa a distinguir projetos que promovam o desporto e a atividade física para pessoas com deficiência.

Estiveram presentes na cerimónia de apresentação do prémio o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, além de Vitor Pataco, Presidente do IPDJ, e Humberto Santos, Presidente do INR.

“Esta é uma iniciativa conjunta, que teve origem no INR, mas logo viramos parceiros. Estamos perante um projeto que promove o desenvolvimento do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência física. É a nossa principal preocupação. O principal objetivo desse prémio é promover a inclusão social de pessoas com deficiência através do exercício e da atividade física, esse é o principal objetivo. Além da inclusão das pessoas com deficiência nas estruturas desportivas”, afirmou Vitor Pataco.

“O prémio é de âmbito nacional, tem periodicidade anual e visa distinguir e divulgar projetos que promovam o desenvolvimento do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência, com vista à sua inclusão social. Podem candidatar-se a este Prémio: federações desportivas, clubes, associações, agrupamentos de escolas e escolas, estabelecimentos do Ensino Superior, Comité Paralímpico de Portugal, Comité Olímpico de Portugal, organismos da administração pública central, regional e local, ginásios e empresas”, detalhou o IPDJ, em comunicado.

A principal distinção será pecuniária, no valor de 7.000 euros, e podem ainda ser atribuídas até quatro menções honrosas a projetos que se desenvolvam no contexto do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência nas áreas de inclusão social, sensibilização, formação, investigação, desenvolvimento desportivo, produtos de apoio, acessibilidades, voluntariado, e outras áreas impactantes, designadamente marketing, pós carreira desportiva, conciliação entre vida académica e o desporto e a atividade física.

Toda a cerimónia pode abaixo ser conferida na íntegra.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Atualidade

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) realiza o terceiro Fórum Nacional do Desporto para Todos, como forma de concluir a oitava edição...

Atualidade

O prémio ‘Jovens pela Igualdade’, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género...

Atualidade

A SportMagazine esteve presente na sessão de abertura da Semana do Desporto, promovida pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), que teve...

Cursos e Congressos

No âmbito do Programa Clube Top, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) irá promover, no próximo dia 1 de outubro, das 14h30...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.