O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) apresentaram, esta quarta-feira, o Prémio “Desporto + Acessível”. O evento, que decorreu no Auditório do Complexo de Piscinas do Centro Desportivo Nacional do Jamor, visa a distinguir projetos que promovam o desporto e a atividade física para pessoas com deficiência.
Estiveram presentes na cerimónia de apresentação do prémio o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, além de Vitor Pataco, Presidente do IPDJ, e Humberto Santos, Presidente do INR.
“Esta é uma iniciativa conjunta, que teve origem no INR, mas logo viramos parceiros. Estamos perante um projeto que promove o desenvolvimento do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência física. É a nossa principal preocupação. O principal objetivo desse prémio é promover a inclusão social de pessoas com deficiência através do exercício e da atividade física, esse é o principal objetivo. Além da inclusão das pessoas com deficiência nas estruturas desportivas”, afirmou Vitor Pataco.
“O prémio é de âmbito nacional, tem periodicidade anual e visa distinguir e divulgar projetos que promovam o desenvolvimento do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência, com vista à sua inclusão social. Podem candidatar-se a este Prémio: federações desportivas, clubes, associações, agrupamentos de escolas e escolas, estabelecimentos do Ensino Superior, Comité Paralímpico de Portugal, Comité Olímpico de Portugal, organismos da administração pública central, regional e local, ginásios e empresas”, detalhou o IPDJ, em comunicado.
A principal distinção será pecuniária, no valor de 7.000 euros, e podem ainda ser atribuídas até quatro menções honrosas a projetos que se desenvolvam no contexto do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência nas áreas de inclusão social, sensibilização, formação, investigação, desenvolvimento desportivo, produtos de apoio, acessibilidades, voluntariado, e outras áreas impactantes, designadamente marketing, pós carreira desportiva, conciliação entre vida académica e o desporto e a atividade física.
Toda a cerimónia pode abaixo ser conferida na íntegra.