A vila de Mira (distrito de Coimbra) será palco, este sábado (16 de março), a 24.ª edição dos nacionais de corta-mato, prova que vai juntar perto de um milhar de atletas. Benfica, SC Braga, Sporting, Centro de Atletismo de Seia, CD Feirense, Centro de Atletismo de Seia e Recreio de Águeda estão apontados aos pódios.
A prova de corta-mato, de distância curta, “reveste-se de grande expetativa, após os êxitos das últimas edições, especialmente no número de concorrentes, que tem aumentado nas últimas três edições (no pós-pandemia). São esperados cerca de mil concorrentes (segundo as listagens de atletas inscritos) em todos os escalões (dos sub-18 aos absolutos)”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).
“No escalão principal, absolutos, a prova masculina promete bastante com a presença do Benfica, campeão em nove das 10 últimas edições da competição, do SC Braga, campeão em 2019 e vice-campeão em 2022 e 2023, e o Centro de Atletismo de Seia, terceiro no ano passado”, destaca a FPA.
No feminino, “caso apresente as suas melhores soluções, o SC Braga, três vezes vice-campeão e uma vez terceiro em quatro das últimas cinco edições, é claramente favorito ao triunfo, mas terá de lutar para desfeitear o Recreio de Águeda, campeão de 2018 a 2021 e vice-campeão no ano passado, e o CD Feirense, campeão em 2023 e vice-campeão em 2022. Depois, com uma equipa muito jovem, o Sporting pode entrar na discussão do pódio, para além de outras equipas como S. Salvador do Campo”, destaca, ainda, a FPA.
Tudo fica por apurar no próximo sábado, com as provas para os atletas sub-18 a serem as primeiras do programa, seguidas das provas principais (de sub-20 a absolutos), que integram os nacionais universitários.
As últimas provas do programa destinam-se aos nacionais de atletas veteranos.
Por: Pedro Silva
Foto: FPA / Luís Barreto