Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl Team), dos Países Baixos, venceu esta quarta-feira a primeira etapa da 48.ª Volta ao Algarve. É a terceira vez consecutiva que o neerlandês triunfou na corrida (antes em 2019 e 2020 – em 2021 não houve a competição devido à pandemia). Rui Oliveira (da UAE Emirates) foi o melhor português classificado, no quinto posto.
A primeira etapa da Volta ao Algarve aconteceu entre Portimão e Lagos, com 199,1 quilómetros percorridos. Completaram o pódio, o francês Bryan Coquard (Cofidis) e Alexander Krtistoff (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), segundo e terceiro, respetivamente.
O alemão Jordi Meeus (Bora-hansgrohe) chegou a ser o segundo a cortar a meta, mas acabou relegado por sprint irregular. Com isso, Rui Oliveira acabou por ganhar mais uma posição ao final da corrida.
A prova também foi marcada por duas quedas coletivas. A primeira a 35 quilómetros da meta a deixar o pelotão reduzido a menos da metade. A segunda, a 12 quilómetros da meta, a voltar a “cortar” o pelotão, já em novo momento de alta velocidade, a caminho do sprint em Lagos.
Satisfeito com o desempenho na primeira prova da Volta ao Algarve, Fabio Jakobsen comemorou a vitória em equipa obtida esta tarde.
“Tenho de agradecer o trabalho de toda a equipa. Sem os meus companheiros não poderia vencer, foram eles que me colocaram numa posição perfeita para o sprint. Depois foi um bom esforço de 20 segundos. Estou muito feliz por conseguir uma nova vitória em Lagos. Conheço esta chegada muito bem, já aqui ganhei duas vezes, e fizemos também um estágio no Algarve, onde reconhecemos as etapas da corrida. Colocámo-nos muito bem na última subida antes da entrada em Lagos”, explicou Fabio Jakobsen em declaração aos canais oficial da Federação Portuguesa de Ciclismo.
A segunda etapa acontece esta quinta-feira nos 182,4 quilómetros que vão ligar Albufeira ao alto da Fóia (Monchique).
2. Bryan Coquard (Cofidis)
3. Alexander Kristoff (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux)
4. Michele Gazzoli (Astana Qazaqstan Team)
🏆🇳🇱 Fabio Jakobsen (QST) x 3
🇵🇹 #VAlgarve2022 pic.twitter.com/4XuXaCeBd1— Volta ao Algarve (@VoltAlgarve) February 16, 2022