Desde 2017 a atuar no basquetebol português, o norte-americano Travante Williams concluiu na última sexta-feira o processo de naturalização e tornou-se também português. O atleta do Sporting passa a ser elegível para representar a Seleção Nacional de seniores masculinos que tem pela frente os jogos de Pré-Qualificação para o EuroBasket 2025.
“Ser escolhido para jogar pela Seleção Nacional é um feito na minha carreira, algo que desejava e que nem sequer consigo descrever. É muito especial. Nem todos os jogadores têm esta oportunidade, mas estou muito feliz por estar nesta situação. Portugal acolheu-me e estou preparado para ir dentro de campo e lutar por esta bandeira e este País. Vou fazer de tudo para ajudar a equipa e vencermos jogos, é esse o meu objetivo. Estou feliz e entusiasmado para jogar com os meus novos colegas de equipa”, afirmou Travante, em entrevista à Federação Portuguesa de Basquetebol.
O sérvio Sasa Borovnjak (a atuar no Alicante, da Espanha) e o também norte-americano Jeremiah Wilson (no Bambitious Nara, do Japão) foram os últimos a ocupar a única vaga de jogador naturalizado na seleção portuguesa. Na última convocatória, o selecionador Mário Gomes não chamou nenhum dos dois.
Recorde-se que Travante já está em Portugal há cinco antes, tendo conquistado no período três campeonatos nacionais, três Taças de Portugal, duas Supertaças e duas Taças da Liga.
A equipa das quinas inicia o novo ciclo de qualificação em agosto, tendo pela frente os embates com a Roménia e Chipre agendados para os dias 25 e 28 do próximo mês, respetivamente.