13 de Julho 2024 23:12
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Vela

TP52 World Championship arranca em Cascais com grandes velejadores mundiais

Foto: NICO MARTINEZ/52SUPERSERIES

Começa esta segunda-feira, com um dia oficial de treinos, o TP52 World Championship, campeonato do mundo de uma das mais emblemáticas e profissionais frotas de vela, a classe TP52. A competição, que ocorre em Cascais, irá decorrer até o sábado, reunindo nove barcos de seis nacionalidades diferentes e tripulados por alguns dos melhores velejadores mundiais.

Entre os principais nomes da vela internacional destaca-se, por exemplo, o australiano Tom Slingsby, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e é considerado atualmente o melhor velejador do mundo. Estarão presentes na competição ainda três das equipas que anteriormente já conquistaram o título: Quantum Racing, Platoon e Sled.

Após os treinos esta segunda-feira, seguirão cinco dias disputada em que serão realizadas até dez corridas. Para além de ser um campeonato do mundo, esta prova também faz parte do calendário mundial das 52 Super Series, circuito constituído por cinco etapas, estabelecido como o principal campeonato Grand Prix de iates monocasco, liderado atualmente pelos americanos Quantum Racing, com 19 pontos, seguidos da equipa alemã Platoon, com 26 pontos, e da equipa Phoenix, da África do Sul, a fechar o pódio provisório com 27 pontos.

O velejador português Bernardo Freitas, diploma olímpico nos Jogos Olímpicos de Londres, 2012, integrará a equipa técnica, como “local advisor”, do Team Alegre, equipa inglesa que neste momento se encontra em 5º lugar, com 43 pontos.

É a quinta vez que os TP52 irão navegar em Cascais, naquela que é considerada a meca portuguesa de vela, louvada pelos velejadores internacionalmente pela combinação de ventos fortes e ondas do Atlântico. “Cascais tem muito orgulho em acolher mais uma vez o mais prestigiado circuito de vela monocasco, a 52 Super Series. Estamos encantados que os velejadores amem as nossas águas, isso faz de Cascais um dos locais de vela mais prestigiados do mundo, não só pelas condições climatéricas, mas também por tudo o que Cascais tem para oferecer”, afirmou Bernardo Corrêa de Barros, presidente da Visit Cascais / Cascais Tourism Board.

Foto: NICO MARTINEZ/52SUPERSERIES

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Vela

Viana do Castelo recebe, a partir deste fim de semana (22 e 23 de junho), o primeiro (de dois) campeonato do mundo de vela...

Desporto Olímpico

A velejadora portuguesa Mafalda Pires de Lima garantiu, esta quinta-feira, uma vaga para Paris-2024, ao terminar em sétimo lugar na classe kite feminino da...

Vela

A Lusíadas Saúde Porto Sailing, o mais emblemático evento de vela a norte do país, regressa este fim de semana. Com lugar na Douro...

Vela

Eduardo Marques, velejador português, conquistou um 4.º lugar na classe ILCA7  no primeiro dia do evento teste para os Jogos Olímpicos Paris’2024, que decorreu...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.