O surfista brasileiro Márcio Freire morreu, no fim da tarde desta quinta-feira, na praia do Norte, no concelho da Nazaré. O experiente atleta de 47 anos surfava nas ondas gigantes da região quando sofreu um acidente fatal.
Os Bombeiros Voluntárias da Nazaré resgataram o surfista numa altura em que se encontrava em paragem cardiorrespiratória. Após várias tentativas de reanimação, contudo, não foi possível reverter a situação. Marcos eraum dos “pioneiros” no surf de ondas gigantes.
A Federação Portuguesa de Surf lamentou “o trágico falecimento” e enviou condolências “à família enlutada e à comunidade do surf de ondas grandes, os nossos sentimentos”.
Abaixo, o comunicado publicado pela Câmara Municipal da Nazaré:
Faleceu, hoje, na Praia do Norte, um experiente surfista de nacionalidade brasileira.
O surfista sofreu um acidente, enquanto surfava, que o deixou inanimado. Os surfistas que estavam na água, e tal como está definido no plano de segurança, procederam ao resgate do surfista para a praia onde, numa primeira instância, foi socorrido pela equipa de nadadores-salvadores, posteriormente reforçada pela equipa do CAR Surf da Nazaré, pelos Bombeiros da Nazaré e por uma viatura VMER.
Apesar de todos os esforços, as manobras de reanimação acabaram por se demonstrar infrutíferas, tendo o óbito sido declarado, pela médica presente no local.
O Município da Nazaré apresenta os seus mais profundos pêsames a toda a família enlutada bem como a toda comunidade surfista e deixa um agradecimento público a todos os que tudo fizeram para evitar este desfecho
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Federação Portuguesa de Surf (@fps_oficial)