O Surf Clube de Viana (SCV) esteve, recentemente, em Espanha, onde participou no 1º International Adaptive Surfing Summit da Europa. A comitiva vianense, constituída por dirigentes, treinadores e atletas de surf adaptado, juntou-se a centenas de outros intervenientes de diversos clubes europeus que fizeram parte do evento «final do projeto Development of Professional Skills in the Field of Adapted Surfing − INCLUSEA, do qual o SCV é parceiro», destacam os elementos do SCV.
A cimeira, que reuniu especialistas de toda a Europa, «serviu de teste e validação do toolkit com metodologia de ensino para programas de surf adaptado, desenvolvida durante o INCLUSEA». Este evento inovador, composto por workshops, palestras e atividades outdoor de surf adaptado, contou com mais de 200 participantes, oriundos de 14 países.
“Foi para testar a eficácia, validar as descobertas, discutir os resultados e desenvolver uma abordagem ascendente para fornecer programas de surf adaptado que reuniu treinadores de surf, instrutores, terapeutas, voluntários, surfistas adaptados, cientistas da saúde azul, cientistas do desporto, ambientalistas, federações de surf, clubes de surf, organizações sem fins lucrativos e outros stakeholders da comunidade de surf adaptado de toda a Europa”, destaca o SCV.
A jornada europeia do surf adaptado, embora esteja ainda no início, já está a ser reforçada, sendo que está previsto para o final de setembro e início de outubro (29/9 a 1/10), o projeto Blue Surf Fest, que é um evento inclusivo.
*por Pedro Silva*